Caquina Grande
O clássico descarrego-pós-hiper-atividades-letivas, edição 2009, tomou forma de uma saída leve para os lados de Campina Grande do Sul. Sob o pretexto de conhecer a rodóvia do caqui, estrear algumas novidades e ainda repartir o pão natalino em grupo, partimos.
Saimos logo após a festa da colação (colação dos novos odoisivos nas bikes). Novidades por conta do Thiago, estreando bike nova (recém adotada do Luiz, mas bem grandinha), e do Du, estreando uma nova coloração (ainda não muito madura, mas imponente, como se vê nas fotos). Atravessamos Pinhais e Quatro Barras para apontar rumo ao nosso destino (acredita em destino, amigo leitor?): Campina Grande do Sul.
- Nota semântica
- a denominação do passeio estende e corrompe a do município: 1. Campina Grande é do sul, mas para nós está a nordeste (pormaisque isso seja relativamente curitibano); 2. De grande, grande mesmo, só vimos o estádio local (pormaisque o paraná não seja um estádio tão grande assim). Campina até se vê por lá, mas no fim, considerando que a essência semântica já havia se perdido, acabamos por batizar o passeio como Caquina Grande (porque caqui partenocárpico já vem sem semêntica, mesmo). E o sul? Bah!, vai bem, tchê!
O caminho rendeu boas estradas de terra e algumas paradas para bagunçar o coreto. O estádio no centro de eventos da cidade parece ser de longe (mesmo de muito longe!) a grande (enorme!) atração local. Lá celebramos a ceia de natal do odois: à luz do dia, modesta, simbólica, sem decoração, mas de coração.
Retornamos pela rodóvia do caqui, fazendo um enxerto na estrada do Alfaville. E no fim, apesar de parecer frugalmente fora de época, foi bem divertido e nutritivo pedalar por caqui.
- Rodóvia
- República Itinerante da Rodóvia (RIR), país autônomo linearmente ramificado e imaginário, conhecido na antiguidade por Stradeterróvia. A economia da Rodóvia não só gira em torno do transporte e dos pneus, mas também o transporte e os pneus giram em torno da Rodóvia. O sistema político da Rodóvia é o Pedagentarismo, de prática descentralizada e calcada na prática de impostos abusivos. A população estimada da Rodóvia é desconhecida (embora muito estimada) por seu caráter essencialmente nômade, gozando fama pela facilidade com que atravessa montanhas e anda sobre as águas. Diz a lenda que não só todos os caminhos levam à Rodóvia, mas também todas as Rodóvias levam à Rodóvia. A religião oficial da Rodóvia é o Tobateísmo¹. O governo atual tem atuado intensamente na conquista de terras das regiões marginais, em especial da República da Costa Mento. Já o território da Rodóvia Oriental, pequena região mitigada pelo descaso do governo em curso, constitui zona de históricos conflitos guiados pelo movimento central separatista, grupo que prega a emancipação do território e a fundação da República Independente da Ciclóvia (RIR MAIS).
(¹) Normalmente sem a Tobata

inaugurando odoisivo na pintura militar fresca do du

inaugurando odoisivo 2, na bike nova fresca 29" do thi

praticamente um policial militar, só que sem o policial

uma paradinha para bagunçar o coreto

o coreto é assim mesmo, não tá erado, não!

um formicídio, para quem gosta de afogar as magras na bebida

thiago fazendo um merchandising (que itaú, o quê: odoisivos!)

e o du, ainda pensando e amadurecendo o pedal do dia

da série: coreto mesmo é não olhar pra cima!

as duas torres de quatro barras

du: o coreto não é duas tores de quatro baras? thi: humn...

pegos no pulo: dá uma olhada na rodinha do thi!

não é que ficaram bem visíveis mesmo, estes odoisivos?

há: olha o passarinho!

ávida prova: mesmo decorrente, acerca não élétrica

campina grande do sul, tão grande que quase sulmiu

pelo menos tem asfalto e belas visadas da região

de uma vez por todas: o coreto é não bagunçar

chevette verde abacatte mais maduro que bike de cadette

o grande (grande mesmo!) estádio de campina (não tão grande) do sul

o natal é uma época festiva em que ninguém é frutinha de ninguém

a pequena cota de flora do passeio, reduzida por sanções (e dalilas) do grupo

o anhangava, visto da maior cidade do estádio (ou do contrário)

a serra do Ibitiraquire, à partir da cidade (já estávamos de partida, mesmo)
Expediente #
Roteiro caquinado por Du, enquanto o restante o Lulis publicaqui.
Pedalado por du, lulis, thiago.
Publicado em 21 dez 2009.