Tropeiros e Caiuá

5 dez 2010 1 dia 36 km

O passeio começou com uma atitude de bravura: o Arce, eterno detentor do prêmio Sed Cosa, ganhou uma aposta com Mr. Heil ao conseguir, depois (ou antes) de muito tempo, chegar no horário (ou antes).

Em mais uma expedição característica do PRS (Plano de Reintegração Social, previamente taquarado por aqui), novamente buscamos um roteiro curto curitibo-urbanóide, traçado tipicamente atípico dada a natural tendência metropolitanianista do grupo. Assim, partindo do princípio (e sem atrasos), levantamos uma questão pertinente, verdejante leitor:

Quantas vezes você já foi correr, passear ou fazer um piquenique nos parques Caiuá, Diadema ou Tropeiros?

Se você se enquadra na imensa maioria que respondeu "nenhuma", "nunca", "hã?" ou "...", responsivo leitor, é provável que também esteja pensando que:

Parque Diadema fica em algum lugar próximo de São Paulo;
Parque dos Tropeiros deve ser tipo um Barigui, só que de Castro ou Ponta Grossa;
Parque Caiuá deve ser uma pracinha do lado do terminal de um bairro bem longe da sua casa.

Se você se identificou com uma ou mais destas afirmações, assertivo leitor, é sinal de que pouco conhece os parques de Curitiba (mas talvez nem tenha lá aqueeele interesse em conhecer, não é?). Motivados por esta poucoconhecência, saímos para desbravar os limites de todos estes três semi-anônimos parques (principalmente porque são bem próximos entre si).

O Parque dos Tropeiros deixa a impressão de que ser uma bela proposta, com boa estrutura (lembra a ideia do Parque Anibal Khury), mas deixa a desejar pela falta de manutenção e policiamento adequados. Os outros dois parques, menos equipados, foram vistos en passant em função das chuvas (e dos manos) que se aproximavam. Se você estiver afim de dar uma voltinha, pegar umas subidinhas, fazer uma trilhazinha e depois dar uma corridinha, é um ótimo roteiro.

#
Parque dos Tropeiros
Com área de aproximadamente 174 mil m² em plena CIC, o parque implantado em 1994 rende uma homenagem à cultura gauchesco-tropeira, disponibilizando estrutura apropriada para realização de rodeios e apresentação de danças típicas. Possui churrasqueiras, cancha de rodeios, cancha esportiva, estacionamento, salão de danças, auditórios para apresentações e manifestações folclóricas e sanitários. Funciona aos finais de semana e feriados, das 8h as 19h.

Acesso: R. Maria Lúcia Locher de Athayde, 10000. Cidade Industrial, Curitiba.

Fonte: Prefeitura de Curitiba.

#
Parques Caiuá e Diadema
Com áreas de 46 mil e 112 mil m², respectivamente, ambos os parques foram implantados em 1994 com o objetivo de recuperar um fundo de vale anteriormente usado como depósito de lixo. Em formato linear, os parques contam com equipamentos esportivos e de recreação, servindo como espaço de lazer para os moradores da região, principalmente os residentes nos conjuntos habitacionais homônimos, Caiuá e Diadema.

Acesso: Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira (Contorno Sul), s/n, Cidade Industrial, Curitiba.

Fonte: Prefeitura de Curitiba.

ATRATIVOS curitiba, parque dos tropeiros, parque caiuá, parque diadema

Mapa & Tracks

Expediente #

Pontualidade por Arce, fotos por Lulis, roteiro e texto por Du.

Pedalado por du, lulis, thiago, arce.

Publicado em 9 mar 2011.