Resgatando os primórdios pré-publicanos do odois, voltamos às cercanias da Lapa. Pedalzinho interiorano entre lembranças, monges, cerros e porteiras. Teve o caracol de Mariental, também. E mais porteiras.
Um roteiro clássico, desconstruído no belo e familiar espaço norte da Serra Catarinense. No tempo, também. Dos mesmos produtores dos outros circuitos oficiais de cicloturismo que você talvez conheça. Venha, vale.
Pedalemos pelas colônias de São José, pelas trilhas serranas, pelas cachoeiras límpidas, pelas terapias alternativas e pela liberdade de manifestação religiosa. Mas, principalmente, pedalemos. Tá dentro?
Para onde vão as barracas da quechua, se curitibano não acampa? Fomos conhecer o Recanto Saltinho, em Tijucas do Sul: uma grande área de lazer, cachoeiras, camping, churrasco e anões. E barracas de montagem rápida.
Uma baita viagem cicloturística pelas mais lindas e sinuosas serras de Santa Catarina. Ou uma gauchesca peregrinação meditativa até a retirada Viamão. É tempo de aventura com novas caras, arranjos e ideias por aqui ;)
Cicloperegrinação missioneira pelas impressionantes ruínas do sonho jesuítico-guarani. Uma semana de cicloturismo historicamente bem humorado nas bordas do Sul do Brasil, Argentina e Paraguai!
Desmistificando o dejeto histórico, conhecemos o lado agradável do antigo aterro do Caximba e seu vizinho Cachoeira (pormaisque com parque e sem cachoeira). Odores renovados e refinados por estas bandas.
Sonhos quentinhos na lista! Quantas subidas são necessárias para conhecer a terra das cachoeiras gigantes? De alto a baixo, saltitamos pela ucraniana Prudentópolis até descobrir: pode não ser fácil, mas o espetáculo salta à vista e compensa cada variação de (alto) nível!
Uma tri-parqueada por Curitiba, passando pelos parques dos Tropeiros, Caiuá e Diadema. Sem atraso e com chuva, tudo bom e tudo breve. Um bom roteiro curto entre parques para curtir de leve.
Costurando os limites do Parque Anibal Khury, ponteamos a malha pouco explorada da região. Um pedal quase leve, quase limpo, bem divertido e bem populado (populado de Almirante Tamandaré). Alguém lambeu meu cavalo por aí?
A princesa dos campos gerais guarda muito mais do que Vila Velha... Aniversário nº 2, viajando por quatro belos atrativos da região: Buraco do Padre, Cachoeira da Mariquinha, Capão da Onça e Cânion do Rio São Jorge.
Uma expedição dupla (ou duas expedições únicas) sem precedentes - e sem bicicleta! Percorremos um dos principais caminhos históricos coloniais até culminar no magnífico complexo Marumbi. Uma viagem imersa na imensa natureza da serra do mar.
Um leve passeio, valorizando o Lazer e o Turismo de Curitiba. Aprecie esta represada beleza dominical, próxima o suficente para se alcançar por via das incríveis ciclovias de Curitiba.
Rota das Cachoeiras: muito esforço ciclístico para visitar um pedacinho do paraíso! Uma pedalada épica, fugindo da chuva para ver muito mais água correndo. Quilometragem diária a perder de vista e de consciência.
Visitamos o mágico reduto de um homem santificado pelo caboclo sulino há séculos. História, misticismo e cobras! Fatos fortes e fotos fatais. Suar é pouco: nós damos o nosso sangue pela integração com a natureza.