início todas expedições
  • Recentes
  • Antigas
  • Mais Km
  • Menos Km
  • Mais Dias
  • Menos Dias
listar tudo 1 DIA2 DIAS OU+CACHOEIRACAMINHADA CAMPINGCÂNIONESCARPAGRUTAINTERNACIONALMORROPARQUEPATRIMÔNIO HISTÓRICOPEDREIRAPRAIAREPRESARIOROTEIRO OFICIALSERRATRILHA DE BIKE
Cerro da Lapa
1 dia 58 km

Resgatando os primórdios pré-publicanos do odois, voltamos às cercanias da Lapa. Pedalzinho interiorano entre lembranças, monges, cerros e porteiras. Teve o caracol de Mariental, também. E mais porteiras.

Cordilheira do Santana e Tigre
1 dia 92 km

Lembranças de aniversários pedalados à base de iogurte e panetone de mão. Suando e subindo uma cordilheira quase-próxima de casa, ali nas alturas de Rio Branco do Sul. Ou era Bocaiúva? Certo, mesmo, é que a vista vale o vôo.

Puna e Quebrada de Humahuaca
9 dias 539 km

De volta à incansável Cordilheira dos Andes, expedicionamos pela árida e colorida Puna Atacameña. Entre Jujuy e Salta, cruzamos acima dos 4.000m de argentinitude. Llamas adornadas, salinas cristalinas, granizo andino e muita, muita paisagem de perder o ar!

Cachoeira Panagro
1 dia 94 km

Pedalemos pelas colônias de São José, pelas trilhas serranas, pelas cachoeiras límpidas, pelas terapias alternativas e pela liberdade de manifestação religiosa. Mas, principalmente, pedalemos. Tá dentro?

Morro da Glória
1 dia 85 km

Sabe Itaperuçu? Logo ali, entrelaçada nuns pares de morros, punhados de trilhas e outras tantas pedreiras? Pois então, celebramos lá nossos 14 anos de muita pedra grande. Pedalando e caminhando. Ôh, Glória!

Serra do Palermo
1 dia 70 km

Nem Curitiba, nem Joinville: lançamos uma pedra conciliatória no meio do caminho. No meio dos cantos de São José dos Pinhais e Tijucas do Sul, palermamos alegres pelas serras, trilhas, rios, morros, mirantes e protetores da região inter-sedes.

Cachoeira dos Ciganos
1 dia 108 km

Nos fantásticos confins da serra do mar, tomamos boas picadas até o encontro mágico com a Cachoeira dos Ciganos e seus encantos. Um passeio de fazer valer cada gota, sem drama e sem dúvidas.

Morro do Cal
1 dia 90 km

Abusando dos alvarás entre Campo Largo e Campo Magro, devidamente tagueados por trilhas com e sem bike, conhecemos o panorâmico Morro do Cal. Um passeio de superação. De expectativas. Que nem sequer existiam.

Recanto Saltinho
1 dia 136 km

Para onde vão as barracas da quechua, se curitibano não acampa? Fomos conhecer o Recanto Saltinho, em Tijucas do Sul: uma grande área de lazer, cachoeiras, camping, churrasco e anões. E barracas de montagem rápida.

Cachoeira Boa Vista
1 dia 101 km

Passeio com cachoeira é (quase) sempre promessa de bons fluídos. Atrás do fim da fila, demos o (pedal)ar da graça em Campo Largo, recheados de polenta e muita água!

Aparados e Serra Geral
4 dias 245 km

Nos entalhes da Serra Geral, pedalamos entremeando Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Uma viagem gastro-panorâmica, levando os cânions Fortaleza e Itaimbezinho a fundo. Geografia pura, no fio do bigode.

Campos do Quiriri
2 dias 113 km

Nas fundas rugas entre Paraná e Santa Catarina, uma expedição desenbainhada pelo bigode mais rápido do odois. Um pedal maturado com pitadas de montanha pelas subidas-sem-fim dos Campos do Quiriri.

Reservatório do Carvalho
1 dia 79 km

Nada de emoções represadas! Uma liberação histórica de acesso aos registros abertos (e vazando) de reservatórios dos primórdios de Corityba. Segurem seus capacetes!

Picada dos Curiós
1 dia 66 km

O que separa um pedal semi-urbano de uma aventura desorientada na mata atlântica? Um atalho no GEarth! Talhos, atalhos e retalhos pelos caminhos que conectam (ou não) Piraquara do recreio à roça.

NSrª das Pedras e Alagados
3 dias 216 km

Com quantas pedras se faz uma capela? E quantos cânions fazem uma paisagem? Quantas mariquinhas para um carnaval? Quantos pólos, um sul? Quantos ciclos, turismo? Estas e outras perguntas (e talvez respostas) intrigantes aqui. E em Ponta Grossa também.

Anhangava
1 dia 67 km

Revisitando um clássico do montanhismo café-com-leite paranaense, rumamos e desarrumamos para apresentar o velhinho à montanha e o Anhangava ao senhor. Discussões animadas e monetárias que quase ninguém sacou.

Palmital e Saí Mirim
1 dia 106 km

Partindo de Joinville sobre (e sob) as águas, percorremos a Estrada Palmital adentrando em sítios próximos, como Saí (Mirim ou não). Rumos planos com casas de todo tipo: inclinadas, espalhadas e conservadas. E com cachoeiras bonitas, bonitas pra cachorro...

Represa do Capivari
2 dias 185 km

Pagando dívidas pelas entranhas de Bocaiúva e Campina Grande do Sul, bordeamos a almejada Represa do Capivari com direito a uma lasquinha da serra ao lado (que também nos tirou lascas). Tempo bom e belos panoramas nos acertos (e erros) de uma bela curta-viagem!

Prudentópolis
4 dias 273 km

Sonhos quentinhos na lista! Quantas subidas são necessárias para conhecer a terra das cachoeiras gigantes? De alto a baixo, saltitamos pela ucraniana Prudentópolis até descobrir: pode não ser fácil, mas o espetáculo salta à vista e compensa cada variação de (alto) nível!

Mirante do Sumidouro
1 dia 50 km

Entre as estradinhas de Almirante Tamandaré e Colombo, conhecemos o belo (e bem escondido) Mirante do Sumidouro. Mas isso só depois de pular o cachorro louco no meio de uma corrida maluca. Um belo encontro cicloturístico, só que sem o encontro.

Cerne de Ponta
1 dia 137 km

Seguindo a milenar tradição iniciada no ano passado, juntamos 12 discípulos do pedal para enfrentar um desafio de ponta: Ponta Grossa via estrada do Cerne. Muito barro de graça na segunda edição do neo-épico Cerne Fodax - mais que um evento, um mito. Ou muitos. Ou não.

Parque Anibal Khury
1 dia 51 km

Costurando os limites do Parque Anibal Khury, ponteamos a malha pouco explorada da região. Um pedal quase leve, quase limpo, bem divertido e bem populado (populado de Almirante Tamandaré). Alguém lambeu meu cavalo por aí?

Cercado e Rio do Salto
2 dias 221 km

Uma viagem Palmeira nos limites do Cercado, soltando o verbo pelo Rio do Salto. Pedras aos montes e belas visadas. Trigais ao vento e grutas indiana-jônicas. Paisagens, porcarias, papagaios e o prazer de pedalar. Seu Alcunha que o diga.

Cachorro Louco e Bacaetava
1 dia 71 km

Colombo molhado, colombo enlameado. Desviamos dos objetivos traçando o cachorro louco e seguindo até o bacaetava (praticamente as grutas, só que sem as cachoeiras). Muita gente, muito relevo, tudo muito bom e muito sujo. Só que com a tobata!

Associação e Morro da Paz
1 dia 53 km

Festejamos o Thiago em um compilado de desventuras jurássicas do odois por Almirante Tamandaré. Belas trilhas e trilhos pela Associação dos Comerciários (ou seja lá de quem for!), e boas voltas e volta pelo Morro da Paz. Pena que nem todo mundo suportou bem...

Rio Manso e Rio Natal
4 dias 318 km

Santa terra, tanta serra nem em serralheria se veria! O odois desceu manso, curtiu uma viagem repleta de belezas naturais, desencontros, encontros e participações especiais. E subiu. Por Santa Catarina, São Bento do Sul e tudo quanto é santo, como subiu!

Mariquinha ao Buraco
3 dias 283 km

Um evento (e põe vento nisso!) comemorativo (ou não) do 5º aniversário do odois em Ponta Grossa. Na travessia que quase se nos perdeu, fomos da Cachoeira da Mariquinha ao Buraco do Padre. Uma viagem de florzinha que acabou indo pro buraco.

Vale Europeu
8 dias 755 km

A tão sonhada desejada solicitada aclamada e esperada viagem do odois pelo trajeto mais comentado e apreciado pelos cicloturistas do Brasil: Circuito Vale Europeu - SC. Uma viagem de soltar as tiras, mas que vale cada vale! Pêca o picicretínia e fên petalantinho coashente!

Araçatuba
2 dias 143 km

Uma aventura nebulosa quase perdida nos limites de Tijucas do Sul. Acampamento em montanha nos moldes cicloturistas, com direito à participação especial, vestimenta especial e desorientação espacial! Se poucas as montanhas, ainda menos vacas vimos!

Recanto dos Papagaios
1 dia 119 km

Paraquéns não sabe (ou não sabia), pedalomemoramos mais um aniversário do Thiago. Um passeio animado (realmente, com muitos animais) entre Palmeira e Balsa Nova, com direito à intervenção, espiação e vingança fórmica. Papagaios me mordam!

Salto Fortuna
1 dia 92 km

Um passeio em ritmo de carnaval (ôôôdois), pulando marchinhas e traçando a Anhaía (você quiz dizer “nhanha“?). Tangenciamos Morretes ao visitar o belo e afortunado Salto Fortuna em uma santa aventura do pau ôco. Ou não: pau ôco nada! (nada sim, não sabia?)

Travessia Vigia-Canal
1 dia 64 km

Para encerrar o antigo site, uma verdadeira revelação: que Morro do Cravo, que nada! Nós fomos ao legítimo Morro do Canal, e com bônus: Travessia Vigia-Canal (uma aventura travessinha no seu canal preferido!).

Ventania e Faxina
2 dias 173 km

Reviajandando em S. L. do Purunã: voltamos para prestigiar o Rancho Ventania, curtir a região e aproveitar para descer a estrada da Faxina - dessa vez a verdadeira. Ventania e Faxina, porque viajar pedalando é o que é e é o que há!

Matulão
1 dia 133 km

Um belo passeio puxado em perseguição ao componente desgarrado. Estivemos quase perdidos, ensaiando uma prévia do Araçatuba! Odois às voltas com o umbigo da BR376. Ô, seu Luiz Gonzaga: essa coisa de matulão é um saco!

PP e Camelos
2 dias 129 km

De volta ao Pico Paraná, mas dessa vez sem nuvens: agora eu quero ver! Um super acampo montanhístico viajandão repleto de agregados e desagregados. Odois Panos de Fundo para Desktop Ltda.

Purunã e Tamanduá
3 dias 194 km

Comemoramos o 3º ano do odois, explorando o 2º planalto nessa viagem de 1ª! Encontros e desencontros em uma notável expedição por Balsa Nova. Brinque no GoogleEarth e, de quebra, troque seu pano de fundo.

Tucum
1 dia 104 km

Uma pedalada sabor terra, com montanha regada ao molho nimbus. Mais um pouco de montanhismo nebuloso na serra do mar paranense! Nós, encerrados na serração da serra.

Morro da Palha
1 dia 100 km

Uma visita ao ponto alto (literalmente!) do turismo rural e radical de Campo Magro. Sol sem trégua, terra em léguas, subidas desmedidas e águas divididas! Passeio pra derreter cicloturista.

Ponta Grossa
4 dias 290 km

A princesa dos campos gerais guarda muito mais do que Vila Velha... Aniversário nº 2, viajando por quatro belos atrativos da região: Buraco do Padre, Cachoeira da Mariquinha, Capão da Onça e Cânion do Rio São Jorge.

Itupava e Olimpo
3 dias 31.4 km

Uma expedição dupla (ou duas expedições únicas) sem precedentes - e sem bicicleta! Percorremos um dos principais caminhos históricos coloniais até culminar no magnífico complexo Marumbi. Uma viagem imersa na imensa natureza da serra do mar.

Corupá
3 dias 380 km

Rota das Cachoeiras: muito esforço ciclístico para visitar um pedacinho do paraíso! Uma pedalada épica, fugindo da chuva para ver muito mais água correndo. Quilometragem diária a perder de vista e de consciência.

Pico Paraná
1 dia 126 km

Um passeio audacioso superando limites pessoais e verticais. Penamos, mas alçamos o ponto mais alto do sul do país! Subimos mesmo - pensa o quê? - o PP é grande mas não é odois! Tiramos a limpo essa estória de que as nuvens não eram de algodão...

Parque do Monge
2 dias 151 km

Visitamos o mágico reduto de um homem santificado pelo caboclo sulino há séculos. História, misticismo e cobras! Fatos fortes e fotos fatais. Suar é pouco: nós damos o nosso sangue pela integração com a natureza.

Morro dos Perdidos
3 dias 136.8 km

Uma bela lição cicloecoturística sobre versatilidade (leia-se verticalidade). Ciclista morro acima, água morro abaixo! Vá de encontro à essa viagem não tão perdida e descubra que os garotos perdidos são os mais procurados!

Marumbi
3 dias 145 km

Se o carnaval de Curitiba é muito agitado, a alternativa foi buscar um lugar mais calmo (será possível?). Uma tentativa não tão bem sucedida de escalar o cume do Marumbi. Visita ao parque levando a bicicleta na raça - ou melhor, costas.

Salto Morato
6 dias 255 km

Uma viagem almejada por anos: desbravar o mais temido e inóspito acesso viário ao litoral paranaense. Aventura alvejada, por sinal: não faltou ciclista de molho nesse Salto Molhado!

Gruta do Bacaetava
1 dia 65 km

Explorando atrativos orificiais no interior de Colombo. Pedalar na chuva é mais fácil que caminhar no escuro dentro de caverna (não era gruta?). Afinal, você não se pergunta: porque levar lanterna em uma expedição diurna?

Guartelá
5 dias 455 km

Uma conquista individual e grupal que revelou e alavancou definitivamente o odois no cicloturismo. Pedalamos desvairadamente pelo cânion do rio Iapó, desmontando bicicletas pelo caminho...

Campinhos
3 dias 155 km

Em se tratando de belas e extensas curvas, é grande a chance do assunto ser a rodovia que liga Curitiba a Tunas do Paraná. Para cima e para baixo, para um lado e para outro, é de deixar ciclistas tontos - e motoristas também! (Motoristas? Aqui?)

odois.org

  • expedições
  • sobre
  • política de uso

parceiros

  • melhor idade
  • garagem
Newsletter
Diga lá, comunicativo Leitor!

Mande por aqui suas perguntas, críticas, elogios, comentários e vale-presentes. Se preferir, pode mandar um email para ola@odois.org que a gente responde, também.

odois.org cicloturismo · 2003-2023 by lulis · grav+mui