Recanto Saltinho
Recanto Saltinho é um daqueles lugares em que seu cunhado acampou há uns 10 anos atrás e, vez ou outra nos almoços de domingo, alardeia: "é só marcar!". Mas, na hora de ir, não é bem assim. Diz que nem lembra mais onde fica, mas que tinha muita gente. Pegou chuva. Pensa um pouco e corrige: a chuva foi mesmo é no Recanto dos Papagaios. Abre uma cerveja e vai brincar com o cachorro. E, entre um latido e outro, você decide que um dia vai tirar essa história a limpo.
E, adivinha? Lá fomos nós. Com rio e cachoeira, lugar bom pra acampar, subida, descida e cento-e-trinta-e-tralálá-km, o projeto parecia merecer passar uma noite no recanto, mesmo. Tanto que o lugar é justamente conhecido por acampamentos de finais de semana. Mas, motivados pelo explorador ~joão, que encarou o pedal sem acampar, decidimos fazer em um só dia.
- Recanto Saltinho
- É uma área particular de lazer localizada em Tijucas do Sul, às margens do Rio da Várzea. O saltinho, que dá nome ao lugar, é uma cachoeira que pode ser apreciada a partir do restaurante do recanto. A área de banho é restrita, por uma questão de segurança dos visitantes.
- A estrutura oferecida aos visitantes inclui churraqueiras e mesas, vasta área para camping, presépio, restaurante, chafariz, área pra banho de rio, chalés, galpão de festas, piscina infantil, jardim de anões, campo de futebol, trilhas e área de pesca.
Acesso: A partir do centro de Tijucas do Sul, basta seguir a estrada que leva o nome do recanto. Há sinalização.
Escolhemos ir por Campo Largo da Roseira e margear o Rio da Várzea, por onde o relevo não é muito relevante (algo que, nessa distância, é importante relevar revelar). De colônia em colônia, passamos por um totem e achamos uma fila de carros. No fim dela, distribuição de pulseirinhas após cadastro.
- thiago: Não trouxe roupa para esse tipo de ocasião.
- du: Não tenho roupa para esse tipo de ocasião.
- cheps: Meu cunhado já veio aqui de moto.
Pegamos uma fila preferencial para pedestres e logo descobrimos o paraíso dos cunhados e cunhadas. Não eram algumas pessoas acampando, era muita gente. Pra quem achava que o pessoal da grande Curitiba não acampa, a verdade: é aqui que eles estão embarracados.
- du: Tem umas 800 pessoas aqui.
- thiago: 500 no máximo.
- cheps: Chapadão a 500 metros - vamos ver o que é isso que eles servem pro almoço?
Estava bom, o chapadão. O restaurante dá vista para os banhistas - que ficam longe do saltinho, por segurança. Por coincidência, um dos donos sentou atrás de nós e se chegou, como se fosse um cunhado, contando a história do empreendimento. Disse que um dia chegou lá, gostou, e não sossegou enquanto não comprou. Dentre outros causos, contou da amizade próxima com o Greca, e nós ficamos refletindo se o prefeito já teria encarado um camping por ali. Ou no Recanto dos Papagaios.
Tomar banho de rio e saltar no saltinho, mesmo, não saltamos. Depois de cumprimentar alguns anões e escalar um mirante pelo lado errado, iniciamos o retorno. Escolhemos as proximidades da BR116 para a volta. Bem menos amistoso, o caminho cruzando muitas plantações de pinus e pontes foi deveras relevante.
Tal-e-qual a história do cunhado, esse pedal ficou anos no papo: era só marcar. E marcou mesmo. Cento-e-tralalá quilômetros de sol à pino e pinus, cada um chegou em sua casa no clássico estado do café passado: torrado, moído e escaldado. Mas que passamos o dito saltinho a limpo, passamos!

- vocês trocaram de fotógrafo?

a corrente do cheps não tava curtindo muito o pedal

ja estava a ponto de cair mesmo

de colônia em colônia vamos chegar nesse saltinho

se bem que, saltinho mesmo foi o que deu a corrente do cheps

tá apressado, beninu?

resolvido problema decorrente da falta de manutenção?

de olho nessas morraiada toda em volta. rola um trekking na próxima?


mas não ia ser só terreno plano na ida?

o plano era esse, mas estamos inclinados a mudar

inclinados pra cima

cheps: tô cansado, se não chegar logo vou perder a cabeça!

cheps? cheps? cheps?

ah, que susto, aí está você inteiro

falando em morros que queremos conhecer

finalmente, a cachoeira do saltinho.

isso seria um charafiz

o saltinho, versão saltão

encontre o chapadão na volta

achamos o senhor bem animado

o senhor também

esse aí, nem tanto

thiago fazendo valer a pulserinha

achei perigoso


eu podia estar matando. eu podia estar roubando.

5 6 7 8, virou e segurou. entendeu?

não entendi nada, não vou dançar

ah, vamos dançar, amiguinho

não! vamos lutar pelos nossos direitos!

cheps saindo da entrada. entrada na saída.


também tem rio da várzea do lado de fora

e uma versão social do recanto

vai dar trabalho esse retorno

é só uma descida e...

e... e... iii. sobe

pra encerrar o desfile do dia, a queda da passarela