Caximba e Cachoeira

2 nov 2012 1 dia 63 km

"Caximba? Ê passeio lixo..."

No, no señor, está enganado! Quem não dá um cruzeiro pelo Caximba certamente nunca foi lá em carne e osso (embora em lixo seguramente tenha batido ponto por muito tempo). É mais um destes lugares em que os ciclistas pouco vão, embora devessem. O caminho até lá é bucólico, uma mistura de casas bacanas e pequenas chacrinhas protourbanas. Lembra as paragens e paisagens imigracionistas do Umbará ou Barreirinha.

#
Caximba
O bairro do Caximba, extremo sul de Curitiba, é conhecido por ter hospedado o aterro sanitário da capital durante mais de 20 anos (até fins de 2010). A despeito da associação, o bairro é tranquilo e goza da tranquilidade das pequenas localidades, onde a força da imigração polonesa, italiana e alemã marca forte presença.

Fonte: Wikipedia.

Apesar da fama de lixão, não sentimos cheiro algum. Claro que não se pode assumir isso pelo ano inteiro: dias de chuva e sol, ventos virando e vendavais, secas bravas e enchentes podem mudar essa percepção olfativa. Mas, factualmente, em nossa passagem por ali, cheiro ruim só de ciclista suando, mesmo.

A divertida estradinha nos levou dali para os fundos de uma pequena indústria que pretendíamos contornar. Mas a tal fabriquinha era grande demais, pelo visto esse negócio de fazer combustível ocupa um bom espaço. Algum tanto depois chegamos no Parque Cachoeira - the Central Park of Araucária City. Parece que o apelido de "rio rastrinho - só para baixinhos" vai colar por lá. O parque fica em uma barroquinha com uma ciclovia slalom bem adequada para o primeiro tombo de seu filho ou filha. Passado este, só alegria.

Nota
Nenhum filho foi ousado ou fedido nesse teste.
ATRATIVOS curitiba, umbará, caximba, araucária, parque cachoeira

Mapa & Tracks

Expediente #

Texto e roteiro sanitizados por du, fotos coletadas por lulis.

Pedalado por du, lulis, thiago, adriano.

Publicado em 28 fev 2014.