Cerne Revés

4 mar 2012 1 dia 133 km

Diz a profecia: ano após ano, há que se repetir o suplício, exaurente e explendoroso em seu próprio cerne (Cerne Fodax, capítulo 2, versículo 3). Centésima expedição oficial do odois (!), a quarta edição do cerne percorreu o roteiro original às avessas (assim como os treze participantes).

Confortavelmente transladados de van à Castrolanda, nossa tarefa era tão simples quanto voltar pra casa. A expectativa era de percorrer o mais tranquilo dos episódios da cérnie. E tudo transcorreu como planejado: destruindo expectativas cernéticamente. No percurso, grupos se formavam naturalmente, fluindo cada um no seu ritmo: a matilha veloz, os cerneirinhos homeopáticos, os mal-passantes que ficaram pela metade. Tudo bem. Ao fim, praticamente todos chegaram pela metade.

Para os sobreviventes (ou quase) do desafio, ao menos dois grandes aprendizados: 1) como aplicar grafiatto na parede pulmonar; 2) como pedalar fora do próprio corpo. Faltava ar, ou melhor, sobrava poeira no ar, como só o cerne em clima seco sabe fazer. Faltava comida, com raras vendas abertas pelo caminho. Nos últimos quilômetros já nos faltavam as forças e a consciência:

Curitiba, Centro, 22h
Breu. Vermelho. Verde. Vermelho. Verde. Vermelho. Dez minutos, nenhum movimento. Nem um. Dois ciclistas sujos, sobre as bikes, no meio da rua, parados em frente ao semáforo. Breu. Desorientação? Preguiça? Viagem astral? Apnéia mental? Dorgas, Manolo? Não. Eram só o pó.

No fim, todo desgaste do Cerne ao contrário foi um revés revelador: mesmo quem o conhecia bem acabou por descobrir uma outra estrada. Ainda assim, a máxima "o cerne é um estado de espírito" epigrafaria com perfeição mais um capítulo do Cerne Fodax. Isso se não fosse desbancada pela bíblica verdade revelada com sintética propriedade no último registro fotográfico do dia:

Tu és pó, e em pó retornarás!

ATRATIVOS castrolanda, abapã, bateias, campo magro, curitiba

Mapa & Tracks

Expediente #

Texto, fotos e comentários pó lulis, roteiro pó du, pó pó todo mundo.

Pedalado por du, lulis, thiago, christian, dyck, fabio, fabricio, gassner, luiz, mildo, renato, syen, zé.

Publicado em 25 jul 2013.