São Roque e Ferroviários

24 dez 2011 1 dia 38 km

A memorável viagem de Erechim deixou muitas lembranças boas e uma patela ruim. Depois de um tempo de molho, o joelho do Lulis foi levado para um passeio de recuperação. Roteiro leve para provar o joelho e também provar que a graça de um pedal nem sempre está nos trechos em que se pode pedalar.

Pouco quórum, pouca dificuldade, pouca segurança, muita pulada de cerca e boas risadas. Dia bonito com alguns trechos feios, mas imagens alegres. O curto passeio ladeou a conhecida Piraquara II, mas com diversão garantida justamente nos trechos de trilhas e trilhos em que as bicicletas montavam o ciclistas, e não o contrário. Cerca, valeta, porteira, trilho, ponte e outros obstáculos foram transpostos pelos aventureiros desmontados nas proximidades de algumas antigas (e extintas) paradas ferroviárias entre Pinhais e Piraquara. Só mesmo o trem passou pedalando por ali.

#
Ferroviários
A estrada de ferro que liga Curitiba a Paranaguá é a mais antiga do Paraná, datada de 1885. Entre as estações de Pinhais e Piraquara existiam dois pontos de parada: a estação Engenheiro Coral, no cruzamento com a avenida dos Ferroviários (junto à entrada da Colônia Penal Agricola); e a estação São Roque, que oferecia acesso aos funcionários do Hospital de Hanseníase homônimo. Atualmente resta pouco mais que o piso depredado no antigo local das extintas plataformas.

Fontes: Estações Ferroviárias do Brasil

No fim, tudo nos trilhos e tudo muito plano, como prevê um bom plano de reabilitação. Encerramento de pedal e ano com caldo de cana, panetone, joelhos felizes e o prazer de achar muita graça em pouca coisa - e rir das pequenas alegrias da vida.

ATRATIVOS curitiba, pinhais, piraquara

Mapa & Tracks

Expediente #

Texto, fotos e roteiro café-com-leite por Lulis, disposição natalina por Thi.

Pedalado por lulis, thiago.

Publicado em 10 out 2012.