Colônia Rodrigues

17 jul 2011 1 dia 51 km

No capítulo anterior não pudemos perceber o quanto este outro demoraria a chegar. Dois meses sem pedalar? Nem mesmo os créditos de pedal de um cerne fodax justificariam. Passado todo esse tempo, só nos resta reimplantar (pela n+1 vez) o famigerado PAC aos poucos.

#
PAC
PAC é o acrônimo português para o neo-milenarista e usual Plano de Aceleração Cicloturística (do espanhol, DPMCCTB- Diseño de Planes para el Movimiento Creciente del Ciclismo Turístico en Bici).
O PAC consiste, basicamente, em começar dos 50tinha¹ e seguir elevando os patamares de quilometragem expedição à expedição. Esta técnica é largamente utilizada após os períodos de regime (escassez, mesmo) de pedal no o² e em outras instituições similarmente não instituídas³.

(¹) Pormaisque aqui, perto dos 50tinha, só mesmo o Mr. Heil.
(²) Isso não é uma nota.
(³) Assim como outras organizações não organizadas correlatas.

A Colônia Dom Pedro II já é velha e conhecida, restando a nós uma exploração dos caminhos que a cercam. Assim, em um passeio tranquilo e despretensioso optamos por ir atrás da Colônia Rodrigues. E o atrás aqui é substancial para exprimir o fato de não termos encontrado a pedra fundamental da dita colônia, dado que informações desencontradas de fontes mistas apontavam núcleos distintos...

Nota atrás
Configura-se aqui uma heresia, haja vista que pressupõe-se que a denominação colônia, enquanto divisão do espaço, presume apenas um núcleo. Se bem que, se a referência espacial for expandida a níveis atmosféricos ou etéreos, talvez o dito núcleo fosse apenas inadequado para acesso de bicicleta - teoria essa que explica a ausência de uma foto de igreja e eventuais naves espaciais.

Entre Dom e Rodrigues está o Clube Fênix de Radiomodelismo. Parada contemplativa para ver as pessoas que pedalam pequenas caixas pretas com as mãos, aparentemente influenciando o comportamento de objetos voadores de pequeno porte.

Fechando a ensolarada manhã, mais uma lição de casa que se aprende na rua: GPS não é coração de mãe, nem coração de ciclista - é coração de carro! Ele não sabe que as subidas incomodam ciclistas, mesmo se caracterizarem a menor distância entre dois pontos. Pior que perceber isso é seguir fidedignamente o aparelho e, mesmo em território conhecido, encarar mais uma subida da Manoel Ribas que poderia ter sido evitada... Pode deixar: na próxima, amigo GPS, não haverá próxima.

ATRATIVOS curitiba, colônia dom pedro, colônia rodrigues, campo largo

Mapa & Tracks

1 DIA

Expediente #

Texto e roteiro por Du, fotos por Du e Arce.

Pedalado por du, thiago, arce.

Publicado em 27 jan 2012.