Sereia e Rio Verde

18 fev 2007 1 dia 91 km

Um fato histórico neste passeio: antes mesmo do odois ter um GPS (não conta para ninguém, isso vai ser comentado em passeio posterior), nós iniciamos uma era de navegação via Google Earth. Tudo desenhando e medido de acordo com as imagens de satélite, e transcrito na forma de croqui para auxiliar a navegação - tinhamos até feito uma versão digital do croqui pra incluir aqui. Mas há que se considerar que croquis são onda do passado, a moda agora é usar o Google Earth pelado (não era bem isso que eu queria dizer, mas agora já foi).

A Estrada da Sereia, situada nos limites rurais de Campo Largo, leva de maneira agradável e sinuosa à região do Rio Verde. E o Rio Verde é nada mais nada menos que um rio, verde. Um Rio Grande em pleno Paraná! E é ali que parte da população local (ou não) vai curtir o final de semana, pescando e brincando na beira do rio (verde). Música alta e gritaria o final de semana todo. O atrativo do local é a "ponte", uma obra peculiar, com pavimento de madeira. A busca pelo local foi motivada pela imagem de satélite que revelava um "montão de água com um filetinho no meio (a ponte)".

Um passeio muito bacana e tranquilo para se fazer, tão tranquilo que nossa imaginação nos levou um pouco mais longe (tudo bem, foram as bikes, não a imaginação). Chegamos ao "lado de lá" (parte metropolitana) da represa do Passaúna. Um parque linear foi construído na entrada do local, às margens da represa, embora atualmente o acesso seja proibido em função da legislação ambiental. Devido a essas restrições não pudemos passear pela barragem, mas uma nova idéia - motivada pelo funcionário da Sanepar - ajudou a complementar o passeio: retornar para Curitiba contornando a área protegida pelo lado metropolitano. Alguns trechos são conhecidos como estrada antiga de Campo Largo. Aqui sim caberia um croqui para explicar, uma vez que a descrição do funcionário nos foi, ao menos, engraçada:

  • Ah, Segue daí vai ter um encruzilhada, daí esquerda, daí direita, daí chegou no pé-de-galinha vai pelo meio até chegar no mercadinho. Daí direita ... etc... etc....
Nota ao Leitor
Esta frase é somente ilustrativa. Não considere essa orientação como verdadeira ao percorrer o trajeto. Não tente traduzir, mantenha-a em itálico. Não tente interpretar isso em casa - e evite de fazê-lo na presença de crianças. Em caso de dúvidas, utilize o mapa abaixo.

Mais complexo e preciso que qualquer croqui! E depois de alguma discussão ainda descobrimos algo novo sobre orientação: tem um tal negócio que chamam de "encruzilhada", mas não é nada mais do que um pé-de-galinha sem um dedo =) Mas tá, vá lá, pra você não se perder nos pés-de-galinha e entrar numa frieira (com todo respeito, irmãs), veja o mapa.

ATRATIVOS curitiba, rondinha, estrada da sereia, represa rio verde, araucária, represa do passaúna, ferraria

Mapa & Tracks

Expediente #

Texto e traçado (humn) no Google Earth por Du e o resto por Lulis.

Pedalado por du, lulis, thiago.

Publicado em 12 mar 2008.