Tucum

12 fev 2006 1 dia 104 km

Subir uma montanha é, indiscutivelmente, algo especial. Enxergar longe, até não mais poder definir o que é chão e o que é céu, e deixar que o a natureza da montanha renove nosso ânimos ou nossas vidas. Talvez esse fascínio humano pela montanha esteja vinculado a raízes muito antigas, tão místicas quanto os Deuses gregos do monte Olimpo, tão proféticas quanto Jesus no monte das Oliveiras ou, ainda, tão simples quanto a lembrança infantil de galgar orgulhoso o monte de areia da contrução da casa ao lado. Seja como for, montanhas são lugares mágicos, místicos, poderosos e - principalmente! - altos. Se não for alto é montinho.

#
O Tucum
O Tucum é uma montanha de aproximadamente 1.720m de altitude localizada na Serra do Ibitiraquire, parte da serra do mar paranaense, em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba. Embora a pouca fama não o torne tão visitado quanto o vizinho Pico do Paraná, reza a lenda que uma das melhores vistas da serra do mar é a que se tem a partir do Tucum. A trilha convencional passa pelas montanhas adjacentes: cerceia o Camacuã em meio à riquíssima mata atlântica e atravessa o topo descampado do Camapuã.

Acesso: Saia de Curitiba pela BR116, sentido São Paulo. Depois da entrada da estrada da graciosa (PR410), passe o Posto Rodoviário (passe devagar...) e siga cerca de 4km até avistar o primeiro posto de combustível (Posto Túlio). Logo após (logo mesmo, fique atento!) tem uma estradinha de terra à direita, de difícil identificação (vide foto 2). Siga a estrada pela via principal até chegar uma porteira que tem uma placa indicando os valores (módicos) cobrados pela visitação e estacionamento. Abra o portão, passe, feche o portão e siga (básico, mas tem gente que esquece). A estrada termina na fazenda conhecida pelos montanhistas como fazenda da bolinha, fim do caminho para a bikes e carros. Resta se informar e começar a caminhar.

Sim, sim, nós procuramos o alto da serra do mar para tentar ver até não poder mais ver. Nós bem tentamos, mas o Tucum não quis se abrir conosco... O tempo não ajudou, subimos a montanha no meio da chuva e do frio, sem enxergar nada ao longe - e nem mesmo por perto....

Tudo bem, ao menos o caminho rendeu uma boa pedalada na lama. A maravilhosa vista fica pra próxima. Agora resta esquecer o montinho de areia e voltar pra casa injuriado - afinal, já está na hora de tomar banho, menino!

ATRATIVOS curitiba, quatro barras, fazenda da bolinha, morro tucum

Mapa & Tracks

Expediente #

texto por Du e Lulis.

Pedalado por du, lulis, thiago.

Publicado em 9 ago 2006.