Serra Crozeta

25 jul 2004 1 dia 52 km

Dispostos a cobrir áreas ainda inexploradas pelo grupo, partimos na direção de Pinhais pela Av. Victor Ferreira do Amaral. Passamos o núcleo de Pinhais e os cruzamentos com o Contorno Leste e com uma antiga rodovia que faz a ligação com a BR277, velha conhecida (um dia a gente conta a história do milharal).

Seguimos até Piraquara (então é aqui!), onde deparamo-nos com a estrada de ferro que leva ao litoral (ainda estudamos como fazer essa trilha" um dia) e com diversas trilhas secundárias. Decidimos que este seria um passeio de reconhecimento e seguimos pela estrada.

Em um ponto alto do trajeto vislumbramos ao longe uma rodovia (imaginamos ser a antiga BR116, mas tratava-se do contorno leste) e redecidimos que valia, dado o retorno garantido, explorar mais a fundo a região... Seguimos em busca do não-tão-alto e nem-tão-longínquo morro desconhecido.

Depois de vários desvios e diversas paisagens surpreendentes, rumando sempre ao morro que nos chamara atenção, chegamos a uma área onde apreciamos uma privilegiada vista da cadeia de montanhas desta região da serra. E seguimos rumo ao morro.

Depois de mais alguns desvios e decisões difíceis enfrentamos um verdadeiro downhill rumo à Pousada da Serra Crozeta, propriedade de Haroldo Crozeta. Encontramos o morro desconhecido nos limites da propriedade, agora suposto morro do crozeta. Como não encontramos o famigerado Sr. Crozeta, extrapolando o horário previsto, decidimos deixar a serra na lista de projetos leves.

Retornando por onde viemos descobrimos que não estávamos retornando por onde viemos (novidade)... Então paramos, comemos tudo o que o Francis havia trazido e descobrimos surpresos onde estávamos: Borda do Campo, no pé do Anhangava! Não é que o bendito morro do crozeta é vizinho do Anhangava? Agregamos mais valor ao futuro passeio na região...

Ao voltar deparamo-nos com o trecho do contorno que víamos ao longe e, satisfeitos com o rendimento do passeio, rumamos até retornar definitivamente pelo caminho-por-donde-viemos.

Nota de Contribuição
"...Vendo as fotos e a estrada que vocês seguiram, devo informá-los que o tal Morro do Crozeta na verdade é conhecido como Pão de Ló pelos montanhistas que vão passear na região da serra da Baitaca (...) pode-se subir por uma trilha (20~30min) até o cume, donde dá para vislumbrar - com dia limpo - a serra do Ibitiraquire, a baía de Paranaguá, a serra da Farinha Seca, o conjunto completo do Marumbi, Curitiba e cidades adjacentes..." - nota por Adriano David
ATRATIVOS curitiba, borda do campo, contorno leste

Mapa & Tracks

1 DIA

Expediente #

texto por Lulis, ajudinha por Adriano David.

Pedalado por du, lulis, fran6.