Capivari e Potreirinho

19 abr 2015 1 dia 74 km

Ver gente pedalando já foi algo raro. Hoje, felizmente, cicloturista é algo que se vê pra todo lado que se pedale. Como diria o outro, dá mais que chuchu na trilha da serra. Sem serra, também dá. Dentre os poucos roteiros pouco frequentados por aí, esse é um bom exemplar. Se ousar chamar de roteiro, claro.

Partimos com a intenção de avançar na Colombo d'além mar - além das grutas bacaetânicas que costumam limitar passeios por aqui, ali e acolá. Matamos a saudade da Estrada da Ribeira, pedalando numa calma que só vendo. Só vendo e só bindo. Numa barroca qualquer, achamos a deixa pra carpir dali. Ou melhor, pra Capivari.

Saindo vari, surpresa. Aquilo que em teoria seria uma larga passagem, na prática se revelou uma single track serrana. Desistir? Por lama e garoazinha? Nada. Seguimos dispostos a encarar o 2º round: ao que tudo indicava, apenas mais um caminho rural.

Muitos anos depois de Passo Santana, ressurge o sentimento de integração visceral com a natureza, a sensação do uno manifestado. Não o Mille, mas a profunda união entre homem, vegetação e bicicleta. De forma tal que é impossível distinguir onde começa um e termina o outro.

Ceifamos essa até, finalmente, chegarmos a uma estrada. Alguns metros à frente a integração naturalesca prometia, novamente. Giramos 180º sobre os calcanhares de nossos aros procurando seguir um mínimo lampejo de civilização. Uma rápida olhada no mapa, desorientado leitor, lhe dará a dimensão das tentativas.

Poucos giros adiante, sempre cercados pelo mato, encontramos um portal não tão secreto do chuniverso paralelo.

Nota Universgetal
Sim, não, um Chuchuniverso! Uma dimensão paralela, carente de luz, onde o chuchu (esse mesmo) é o único alimento elemento. Dá na serra, na terra, no ar - cai do céu! O bem e o mal manifestados no mesmo corpo insosso, sem pudor ou sabor algum.

Deixaxamos o portal do chuchuniverso para, enfim, encontrar um portão. Sem saber se estávamos dentro ou fora de onde-quer-que-fosse, cósmico leitor, transpusemo-se-me-lo. As divertidas trilhas que nos perdoem, mas regozijáva-se-me-nos ao reencontrar uma mera estrada.

Exauridos fisíco, político e filosoficamente falando, optamos por um belo almoço compensatório no Casalare Del Nono. Comida pra lá de especial e muito recomendável. Mas sem chuchu. Chuchu não. Por hoje chechega.

ATRATIVOS curitiba, colombo, capivari, potreirinho, bacaetava

Mapa & Tracks

Serviços #

Casalare Del Nono. (41)3656-5758, 9647-9980, link. R. Antonio Gasparin (Est. do Bacaetava), 49 - Colombo - PR.

Expediente #

Texto e comentários por du e lulis, fotos por lulis, roteiro por du.

Pedalado por du, lulis, thiago.

Publicado em 23 jun 2016.