O² Expedição

x0
Saída14/09/2014 08:20hCuritiba - Capão da Imbuia
Chegada14/09/2014 12:10hCuritiba - Capão da Imbuia
CustoR$ 1.25Compos+du lulis thiago cheps
Pedalada65.5 km3h 50'17.1 km/h
ItinerárioCuritiba - São José dos Pinhais - RMs - Campina do Taquaral - Agaraú - Cachoeira de São José - Zacarias - São José dos Pinhais - Curitiba

Agaraú

Explorar terras ao sul de Curitiba nunca foi muito o nosso forte. Não por acaso, nossas últimas investidas rodam por essa região - uma tentativa de compensar esse ponto (cardeal) fraco. Franqueza à parte, a morfologia curitibana nos redime pela distância em relação ao centro: é mais longe ir e voltar do sul do que do norte, do leste ou oeste. Aqui o sul é mais embaixo.

Leitor indignado do Capão Raso: Descabida e insustentável é vossa teoria, haja vista à fragilidade do próprio conceito de centro. Vocês falam do bairro Centro? Talvez o Centro Histórico, o Cívico, ou algum centro comercial no calçadão da XV? Pois pasmem, concêntricos redatores: quem reside no centro geográfico da capital sou eu. Que centro vosso é esse, de distâncias desiguais, que ironicamente não fica no centro? Falam de umbigo, narcisos redatores? Ora, centrai-vos!

Certo. Bem, em nosso humilde e limitado entendimento sobre distâncias, o limite sul da cidade é relativamente mais afastado dos nossos usuais locais de partida. Não muito afastado. Um pouco, talvez. Com esse esclarecimento e em uma atitude reparadora, partimos para a região do Agaraú, nos confins médios de São José dos Pinhais.

Como sempre, mesmo que não frequentemente, as paragens sul-curitibanas nos brindaram com belas paisagens pedaláveis, recheadas de grameiras e camomileiras. Como citado no artigo do centrado colega capão-rasonense, a cidade cresceu visivelmente mais ao sul em função do território plano, algo ciclicamente observado neste agradável passeio. Uma ótima pedida para um pedal de meio dia - dependendo de onde você partir, claro.

Texto, comentários, roteiro e geometria por du, fotos por lulis.

Expedição publicada em 01/10/2015

Arquivo GPX Arquivo KML Mapa Dinâmico
Caro leitor, tenha cautela ao utilizar as georreferências, você é o único responsável pelo uso que faz das informações disponibilizadas pelo odois.org. Saiba mais.
Georreferências

Foto²s

Foto² 1
ueh, o cheps foi nessa?

Foto² 2
sempre tem alguma confusão em relação a presença ou não do cheps...

Foto² 3
...deve ser porque na última ele inventou o "presente tantos porcento"

Foto² 4
propaganda política? ou vocês estão bem atrasados ou bem adiantados

Foto² 5
não dá pra cumprir tudo que se promete em relação a roteiro

Foto² 6
sebemque até os políticos costumam dizer isso

Foto² 7
a parte do plano que é plana

Foto² 8
onde estará o cheps nessa foto?

Foto² 9
estará na foto seguinte

Foto² 10
preparando um trocadilho infame em 3... 2... 1...

Foto² 11
na certeza que não estamos fazendo propaganda, é só piada infame mesmo

Foto² 12
relevo plano, plano, plano também não, né?

Foto² 13
dá pra ver pela cadência dos meninu que não tava tão fácil

Foto² 14
prova final de que o cheps foi. ou chegou até aqui. contabiliza 100%, vai

Foto² 15
relaxa, thi, esse desvio não vai tirar teus 100% de participação

Iry Francisco Smiderle
[01/10/2015 09:38h]
Visto e muito bem observado. Entendo que ponto central é aquele em que você dispende menor distância no deslocamento ao seu objetivo. Para mim o ponto central é exatamente aqui onde resido e me desloco para ao trabalho. A distancia percorrida resume-se apenas alguns metros.
o² expedição
[30/10/2015 14:14h]
Creio que se pode dizer que mais centrado do que isso é impossível! Grande abraço, Dom Iry!
Caro leitor, sinta-se livre para comentar sobre esta expedição! Embora o O² não se responsabilize pelo conteúdo dos comentários (vide nossa política de uso), perceba que aqueles julgados inadequados serão enviados ao limbo eterno. Sem volta. Nem pedalando.

o² expedição · cicloturismo | 2003 · 2017 | curitiba · brasil | permitida reprodução desde que citada explicitamente a fonte: odois.org | política de uso | webdesign por lulis

firefox chrome opera ie 8+ CC-BY-4.0