dia 1

O² Expedição

Campos do Quiriri

Cadeia de montanhas que abrange as cidades de Joinville, Garuva e Campo Alegre. No total quase 30 cumes, com altitude máxima de 1.580m. Há diversas trilhas por ali que podem proporcionar desde caminhadas curtas (2h) até travessias de dias. Em tupy-guarani, Quiriri significa "silêncio noturno".

Acesso: Via litoral, o acesso mais utilizado é sair de Joinville em direção ao Monte Crista, em uma trilha que já servia de caminho para os jesuítas. Pelo planalto, o mais comum é ir até Tijucas do Sul, seguindo depois em direção à localidade de Postinho. Dali começa uma subida (850m-1350m) até os campos de altitude.

x2
Saída19/10/2013 09:10hCampo Alegre - São Miguel
Chegada20/10/2013 16:40hCampo Alegre - São Miguel
CustoR$ 39.00Compos+du thiago arce heil adriano willian beto
Pedalada106.7 km8h 52'12.0 km/h
Caminhada8.0 km2h 00'4.0 km/h
Total114.7 km10h 52'10.6 km/h
ItinerárioDia 1: Campo Alegre - SC418 - RMs - Saltinho - Bateias de Cima - Ribeirão do Meio - Postema - Postinho - Acesso ao Quiriri - Campos do Quiriri
Dia 2: Campos do Quiriri - Trilha - Morro da Antena - Trilha - Acesso ao Quiriri - Postinho - Cubatão - Tijucume - Vila Laranjeiras - SC418 - Campo Alegre

Campos do Quiriri

Mais uma notória parceria da sucursal melhoridade com a nemtãomelhor conheceu a luz do dia e da noite. Com todo um traquejo para as serras catarinenses, Mr. Heil nos ajudou a desencalhar um desejo antigo: galgar a Serra do Quiriri.

Neste desencalhe (ou não), contamos com a estréia do Mr. Roots em nossas viagens, além da presença dos agregados catarinas Willian e Beto. Quanto à tabulação do odoises, o estimado leitor notará algumas anomalias nas peças. O fotógrafo faltou, logo se vê (ou não se vê) pela ausência do du nas fotos.

leitor: - Mas ele é o roteirista, não o fotógrafo.
sac: - Justamente. Nunca se vê o fotógrafo porque alguém aparece no lugar dele. E se esse alguém não aparece, tomou o lugar do primeiro. Este último tomou assento em casa e Mr. Bigode, por sua vez, toma para si a capitania da nau.

Nessa viagem percebemos que o ciclo do Quiriri é marcha leve para subidas pesadas. É como subir o Anhangava e de lá ter mais os campos de altitude e mais uma serra pra pedalar e montanhar. E foi bem isso que fomos fazer lá!

Texto e fotos por du, comentários sem comentários, hospedagem agilizada pelo willian, roteiro por du e heil.

Expedição publicada em 03/06/2015

Arquivo GPX Arquivo KML Mapa Dinâmico
Caro leitor, tenha cautela ao utilizar as georreferências, você é o único responsável pelo uso que faz das informações disponibilizadas pelo odois.org. Saiba mais.
Georreferências

Fabrício Souza
[03/06/2015 16:52h]
Realmente não sei o que é pior, se a subida propriamente dita do Quiriri ou a volta depois do Quiriri! Excelente expedição essa e BELAS fotos, Lulis que se cuide.
o² expedição
[06/06/2015 18:59h]
Grande, Fsfs! (maior que a última coroa) Não há que dizer sobre o pior lado (nem sobre os melhores!) do Quiriri, muito bom. E sobre as fotos, ao Lulis restou o consolo de ter feito os retoques ;) Hábraços!
renato
[03/06/2015 17:15h]
Esse lugar é show! Preciso voltar lá!
o² expedição
[06/06/2015 19:06h]
Grande Pedaleiro! Como dizia o profeta: "Vós, que dele nunca provasteis, ides sedentos ao Quiriri. Benditos os que conheceram sua majestosidade e não se arrependeram. Os que provaram e desejam voltar, esses aí daí já são meio loucos, mas bora lá, turminha." =D Hábraços!
Adriano
[13/06/2015 19:00h]
Muito bom esse pedal. Mas o meu recado de hj vai para vc meu amigo, minha amiga que quer perder aquela pancinha teimosa: pegue sua bike e vai para o Quiriri. Resultados satisfatórios comprovados cientificamente. Faltou o Lulis perder pes..., digo, pedalar conosco nesse dia!
o² expedição
[06/07/2015 15:00h]
Mr. Roots, Lulis agradeceu sua sugestão e emendou: "Quando perder alguns kg, espero que o Adriano ache e volte a ser visto nas fotos!" Um grande abraço que facilmente lhe circunda! =)
Aglairton Baridoti
[07/07/2015 14:33h]
Olá moçada. "Um dia" vou arranjar coragem para subir o Quiriri com vocês. Por enquanto gostaria de verificar com vocês o telefone de contato para ter acesso àfazenda da Ciser que fica no Alto da Serra. Parabéns pelas expedições, muito obrigado e até mais!
o² expedição
[08/07/2015 16:37h]
Obrigado, Aglairton! O contato para acesso é a própria imobiliária Hacasa (vide dia 1, nota àdireita). No entanto, vale dizer que muita gente que vai pro Quiriri nem adentra a fazenda, visitando apenas os morros de acesso mais fácil - e não menos belos! Espero que tenhas oportunidade de conhecer o lugar, sim, é sensacional! Hábraços!
Caro leitor, sinta-se livre para comentar sobre esta expedição! Embora o O² não se responsabilize pelo conteúdo dos comentários (vide nossa política de uso), perceba que aqueles julgados inadequados serão enviados ao limbo eterno. Sem volta. Nem pedalando.

o² expedição · cicloturismo | 2003 · 2016 | curitiba · brasil | permitida reprodução desde que citada explicitamente a fonte: odois.org | política de uso | webdesign por lulis

firefox chrome opera ie 8+ CC-BY-4.0