O² Expedição

Rodóvia

República Itinerante da Rodóvia (RIR), país autônomo linearmente ramificado e imaginário, conhecido na antiguidade por Stradeterróvia. A economia da Rodóvia não só gira em torno do transporte e dos pneus, mas também o transporte e os pneus giram em torno da Rodóvia. O sistema político da Rodóvia é o Pedagentarismo, de prática descentralizada e calcada na prática de impostos abusivos. A população estimada da Rodóvia é desconhecida (embora muito estimada) por seu caráter essencialmente nômade, gozando fama pela facilidade com que atravessa montanhas e anda sobre as águas. Diz a lenda que não só todos os caminhos levam à Rodóvia, mas também todas as Rodóvias levam à Rodóvia. A religião oficial da Rodóvia é o Tobateísmo¹. O governo atual tem atuado intensamente na conquista de terras das regiões marginais, em especial da República da Costa Mento. Já o território da Rodóvia Oriental, pequena região mitigada pelo descaso do governo em curso, constitui zona de históricos conflitos guiados pelo movimento central separatista, grupo que prega a emancipação do território e a fundação da República Independente da Ciclóvia (RIR MAIS).

(¹) Normalmente sem a Tobata

x0
Saída20/12/2009 07:55hCuritiba - Tarumã
Chegada20/12/2009 13:38hCuritiba - Tarumã
CustoR$ 2.00Composdu lulis thiago
Pedalada61.1 km3h 18'18.5 km/h
ItinerárioCuritiba - Pinhais - Est. Alfaville - Quatro Barras - Campina Grande do Sul - Rod. do Caqui - BR116 - Quatro Barras - Est. Alfaville - Curitiba

Caquina Grande

O clássico descarrego-pós-hiper-atividades-letivas, edição 2009, tomou forma de uma saída leve para os lados de Campina Grande do Sul. Sob o pretexto de conhecer a rodóvia do caqui, estrear algumas novidades e ainda repartir o pão natalino em grupo, partimos.

Saimos logo após a festa da colação (colação dos novos o²sivos nas bikes). Novidades por conta do Thiago, estreando bike nova (recém adotada do Luiz, mas bem grandinha), e do Du, estreando uma nova coloração (ainda não muito madura, mas imponente, como se vê nas fotos). Atravessamos Pinhais e Quatro Barras para apontar rumo ao nosso destino (acredita em destino, amigo leitor?): Campina Grande do Sul.

Nota semântica: a denominação do passeio estende e corrompe a do município: 1. Campina Grande é do sul, mas para nós está a nordeste (pormaisque isso seja relativamente curitibano); 2. De grande, grande mesmo, só vimos o estádio local (pormaisque o paraná não seja um estádio tão grande assim). Campina até se vê por lá, mas no fim, considerando que a essência semântica já havia se perdido, acabamos por batizar o passeio como Caquina Grande (porque caqui partenocárpico já vem sem semêntica, mesmo). E o sul? Bah!, vai bem, tchê!

O caminho rendeu boas estradas de terra e algumas paradas para bagunçar o coreto. O estádio no centro de eventos da cidade parece ser de longe (mesmo de muito longe!) a grande (enorme!) atração local. Lá celebramos a ceia de natal do o²: à luz do dia, modesta, simbólica, sem decoração, mas de coração.

Retornamos pela rodóvia do caqui, fazendo um enxerto na estrada do Alfaville. E no fim, apesar de parecer frugalmente fora de época, foi bem divertido e nutritivo pedalar por caqui.

Roteiro caquinado por Du, enquanto o restante o Lulis publicaqui.

Expedição publicada em 21/12/2009

Arquivo GPX Arquivo KML Mapa Dinâmico
Caro leitor, tenha cautela ao utilizar as georreferências, você é o único responsável pelo uso que faz das informações disponibilizadas pelo odois.org. Saiba mais.
Georreferências

Foto²s

Foto² 1
inaugurando o²sivo na pintura militar fresca do du

Foto² 2
inaugurando o²sivo 2, na bike nova fresca 29" do thi

Foto² 3
praticamente um policial militar, só que sem o policial

Foto² 4
uma paradinha para bagunçar o coreto

Foto² 5
o coreto é assim mesmo, não tá erado, não!

Foto² 6
um formicídio, para quem gosta de afogar as magras na bebida

Foto² 7
thiago fazendo um merchandising (que itaú, o quê: o²sivos!)

Foto² 8
e o du, ainda pensando e amadurecendo o pedal do dia

Foto² 9
da série: coreto mesmo é não olhar pra cima!

Foto² 10
as duas torres de quatro barras

Foto² 11
du: o coreto não é duas tores de quatro baras? thi: humn...

Foto² 12
pegos no pulo: dá uma olhada na rodinha do thi!

Foto² 13
não é que ficaram bem visíveis mesmo, estes o²sivos?

Foto² 14
há: olha o passarinho!

Foto² 15
ávida prova: mesmo decorrente, acerca não élétrica

Foto² 16
campina grande do sul, tão grande que quase sulmiu

Foto² 17
pelo menos tem asfalto e belas visadas da região

Foto² 18
de uma vez por todas: o coreto é não bagunçar

Foto² 19
chevette verde abacatte mais maduro que bike de cadette

Foto² 20
o grande (grande mesmo!) estádio de campina (não tão grande) do sul

Foto² 21
o natal é uma época festiva em que ninguém é frutinha de ninguém

Foto² 22
a pequena cota de flora do passeio, reduzida por sanções (e dalilas) do grupo

Foto² 23
o anhangava, visto da maior cidade do estádio (ou do contrário)

Foto² 24
a serra do Ibitiraquire, à partir da cidade (já estávamos de partida, mesmo)

Luiz
[22/12/2009 07:45h]
Fico feliz que a pretinha tenha caido em tão boas mãos. Essa bike tem muita história pra contar!!
Rodrigo Stulzer
[22/12/2009 07:47h]
E que tenhamos grandes pedais ano que vem! Obrigado pelos o2sivos! Chegaram sãos e salvos! :-)
mildão
[22/12/2009 09:16h]
ei mans!! um ótimo Natal para essa "Tôrminha", e que em 2010 me chamem para pedalar,hahaha de presente de Natal, pode ser um o2sivos grande, sabe que a bike do Mildão é famosa, renderá muitos contratos milionários de publicidade!!! :D moooove
Paty
[22/12/2009 10:27h]
Bem interessante esse verde da bike do du... rende muitos adjetivos! Bom Natal para o O2 e um 2010 com menos chuvas nas expedições, poucas samambaias, nenhum trem e que ninguém apareça de speed! bjos
Antônio Carlos
[22/12/2009 21:47h]
Rapazes: o dia estava realmente bem verde. Bike do Dú, Chevette (quem copiou de quem a cor), igreja verde, paisagens,enfim um esverdeamento total. O que me impressionou foi a colagem do O²sivos nas bikes.Linha de Fórmula 1 Vou aguardar a chegada de vcs.lá em casa prá colar o meu.
Renato
[23/12/2009 07:25h]
A bike verde do Du amarra como caqui verde? Onde vocês viram campinas por aí? Só tem morro nesta megalópole! Feliz Natal, moçada. E um ano novo cheio de pedais. Me convidem, agora posso!
Rogério Leite
[23/12/2009 09:21h]
ih... tavam de res-saco mesmo! 24 fotos? Pobreza! Bike camufladas (militar, uiuiuiiii), está bonitinha mas ordinária. Faltou ai um verde-limão-esfuziantemente fluorescente! Afinal, vcs pedalam nas estradas e querem ficar parecendo pé de mato! Pelo menos adesivem com refletores!
Waldson
[28/12/2009 14:07h]
Muito legal! No foto 19, do chevette presume-se que o cara estava pintando a casa e resolveu pintar o carro. Ou... seria ao contrário? Feliz Ano Novo! Ah, obrigado pelos O2sivos!
mildão
[31/12/2009 20:48h]
ei mans!! feliz ano novo para a "Torminha",,muitas trips para 2010!!!! mooooove
Marcela
[21/01/2010 12:32h]
Quando sai a expedição ao sul do mundo do oeste de santa? aqui cêmo pobre mas cêmo tudo limpinho e aceitemo donativos aos pedalantes se precisarem, bjocas
Luiz
[05/02/2010 17:28h]
Senhores, já estamos quase em 2011 e cadê o vídeo??
o² expedição
[05/02/2010 18:14h]
A o² corporation, por meio de sua subsidiária, a odois studios®, se abstém de pronunciamentos, cumprindo os prazos acordados. Ou seja, tâmo correndo pra fazer outra entrega, mas tâmo na batalha mano!
Caro leitor, sinta-se livre para comentar sobre esta expedição! Embora o O² não se responsabilize pelo conteúdo dos comentários (vide nossa política de uso), perceba que aqueles julgados inadequados serão enviados ao limbo eterno. Sem volta. Nem pedalando.

o² expedição · cicloturismo | 2003 · 2016 | curitiba · brasil | permitida reprodução desde que citada explicitamente a fonte: odois.org | política de uso | webdesign por lulis

firefox chrome opera ie 8+ CC-BY-4.0