Salto Fortuna

9 mar 2008 1 dia 92 km

Contrariando todos os tabus institucionais, mais uma vez o Arce coordenou e conduziu o odois em um projeto pela Serra do Mar. Dú e Lulis estavam em ritmo de carnaval há algum tempo, fato que ficou evidente nessa expedição: bicicletas saltando marchinha o dia inteiro!

Ainda na descida da serra realizamos uma operação de socorro à um atleta. Tá, um piátleta. Um piá que precisava de um telefone para ligar para mãe (pormaisque fosse o celular do dú, a mãe era do piá mesmo) vir buscá-lo:

Quebrei mãe, quebrei. Vem me buscar, sério, o carro tá lá no posto, vai lá buscar ele vem me buscar, porra mãe, você é foda, quebrei mãe pô mãe, quebrei mãe (tutututu)...

Um dia até que promissor e logo estávamos na entrada da trilha da Anhaía (de nome confirmado pelo IBGE! - chega de discutir esse tipo de coisa, vide Tríplice Aliança). Não-muito-para-baixo já tem uma bifurcação e seguimos para o parque sede do Salto Fortuna.

A trilha inicia num gasoduto e um pouco a frente cruza com o antigo caminho colonial do arraial (não, não é percorrível como o itupava, seu aventureiro desvairado, não adianta procurar tracks no google... o caminho quase desapareceu por inteiro). A trilha segue paralela à BR277 (não que dê para perceber) e o salto fica no rio dos padres - aquele mesmo, do viaduto dos padres, um dos maiores e mais imponentes da BR. Não que dê para ver ou ouvir a BR de lá (ainda bem!).

Nota de interação-social
Encontramos no pedágio uma figura singular: a Claudia. Uma mulher superativa que estava se recuperando de uma lesão causada por um acidente sério numa prova. Qual a melhor forma de se recuperar? Isso mesmo que você está pensando. Pedalando. Daí você pensa: ah, então baixou o ritmo? Ééé... Ficamos imaginando que se ela não estivesse em recuperação iria chegar algumas horas à nossa frente... Impressionante!
#
O Salto Fortuna
Está localizado no município de Morretes, ainda que pareça no município de "Rodovia das Praias". O salto possui cerca de 50m de altura, podendo ser visitado depois de uma caminhada de 1h30 a partir da base do Parque Estadual do Pau Ôco (isso mesmo: do Pau Ôco!).

Acesso para carro: A sede do parque fica a 15km do centro de Morretes. Para chegar lá é só perguntar a respeito do Caminho da Anhaía, ou estrada do Anhaía. Na cidade existem placas de informação turística também (é bom ir perguntando no caminho, por existe uma bifurcação no final em que você deve seguir reto).

Acesso para bike/moto: Uhu!: antes mesmo de chegar no salto você já pode se divertir um monte! Veja aqui como encontrar o acesso a estrada do Anhaía. Na primeira grande bifurcação é só entrar à esquerda e está bem próximo à sede do parque.

Como de costume no odois, arce e lulis foram logo para água; thiago e dú entraram só pela metade (aquela desculpa de água fria de sempre). O salto é mesmo muito imponente e legal de visitar. A trilha não é tão puxada e existem vários pontos bons para banho.

Voltar? Mas tá tão cedo, pô, quem teve a idéia de subir a Anhaía? Ok, nada melhor do ir utilizar o modo "empurra porque tá quase parando" - afinal, os dois "pula-marchinha" citados acima não tinham muito mais o que fazer. Como sua as costas, como sua o peito, e como... outras piadinhas regionais sudorésicas foram aplicadas continuamente.

ATRATIVOS curitiba, trilha anhaía, parque estadual do pau ôco, salto fortuna

Mapa & Tracks

Expediente #

Texto por Dú, bicicleta ga-ga-ga-guejando por Lulis, apavoro por Claudia.

Pedalado por du, lulis, thiago, arce.

Publicado em 12 mar 2009.