dia 2introdução

O² Expedição

Área de Serviço:

Pousada Ferreira - Guaraqueçaba - PR. Av. Ararapira, s/n. Jamil (41)3482-1388.

x2
Saída17/01/2008 08:00hCuritiba - Jardim das Américas
Chegada17/01/2008 19:00hGuaraqueçaba - Pousada Ferreira
CustoR$ 15.00Composdu lulis thiago
Pedalada107.9 km4h 52'22.2 km/h
ItinerárioCuritiba - BR277 - Paranaguá - Travessia de Barco - Guaraqueçaba - RMs - Pousada Ferreira

Telégrafo e Superagüi · dia 1

O verão. Ah, o verão! Esse suspiro foi somente para expressar a instabilidade que nos acercou no primeiro dia de viagem (e nos três últimos também). Seguindo pela BR277, uma pequena parada na serra para tomar café e seguimos para a mais antiga cidade do estado - Paranaguá. Quase 13h e já embarcávamos (em um barco mesmo - embora use-se "embarcar" para ônibus e avião, o que é estranho, se fosse enaviãozar ou enônibuzar ficaria mais de acordo (não esse último, o ortográfico)) sentido Guaraqueçaba.

O tempo estava aparentemente estável, bicicletas no teto do barco (tecnicamente amarradas) e seguimos pela baía de Paranaguá. Começa a famosa parte “com emoção”, não-emo-somos. Desanda um temporal e o barco começa a balançar (ai, minhas coisas no alforje! acho que tá lavando tudo). As conversas felizes que podíamos ouvir já se convertem em rostinhos verdes. Mas, afinal, para que se preocupar, o marujo comenta lá dentro: Ainda bem que temos GPS, tem uns 8 barcos perdidos na baía (GPS salvador!).

Muita cachoalhada depois (o que representa cerca de 3:30h), chegamos ao destino. Até que a travessia na chuva não estava tão ruim, o problema foi descer na chuva e se unir à bicicleta molhada. A chuva passou e o lulis deu uma sugestão: vamos procurar a “Pedra Roliça”!

Nota esclarecedora sobre a pedra-roliça-por-favor: Alguém sabe o que é essa pedra roliça, afinal?

A saída do caminho para pedra-roliça é na entrada da cidade. Relembrando o projeto Salto Morato, entramos novamente em Guaraqueçaba pela porta dos fundos. Mais algumas voltas por toda a cidade (tá, isso não é muito), resolvemos procurar um lugar para ficar. Analisando as opções e as condições, aterrissamos na Pousada Ferreira. Hospedagem em Guaraqueçaba é barato para quem só quer o básico. Com certeza vale mais a pena do que um camping em Itapema - vide experiência em no projeto Floripa...

Foto²s

Foto² 1
aha! renato, o antigo presidente do antigo bicicristas

Foto² 2
asfalto limpo, céu limpo, isso quer dizer que... vai mudar!

Foto² 3
o que é que tinha de tão importante com o santana?

Foto² 4
aproveita que logo acaba essa folga de asfalto menino

Foto² 5
quase um lenda a típica parada no SAU

Foto² 6
que folga! com direito a cafézinho pra esquentar mais!

Foto² 7
a última descida dos três primeiros dias da viagem

Foto² 8
welcome to paranagua city, tem até rodovia para ciclista

Foto² 9
jogados próximos à marina, quase embarcando - e num barco!

Foto² 10
olhe para a ponta do dedo do thiago, incrível né?

Foto² 11
um monstro chamado tripé. do tempo que tinha tênis seco

Foto² 12
o dú tá achando que tá no inter 2 às seis da tarde

Foto² 13
tá chovendo só um pouco, que é isso, não tem stress

Foto² 14
olha soh, até tem sol em algum lugar do céu

Foto² 15
ueh, não tem foto do temporal durante a travessia?

Foto² 16
pô, estragou toda a piadinha do comentário da foto 13

Foto² 17
centro marinho de guaraqueçaba (e outros centros também)

Foto² 18
que vagabundagem, tão durmindo em pousada é, galerinha?

· essa expedição não acabou ·

Terminou a viagem por hoje?
Não deixe amanhã de lado: dia 2

Reinaldo
[28/06/2010 21:10h]
Pessoal do O2, tenho acompanhado intensamente as suas aventuras e curto muito. Estou planejando o passeio Cananeia/Ariri para o final de Julho. Espero me divertir tanto quanto vocês. Abs.
o² expedição
[29/06/2010 10:08h]
Esperamos que você se divirta muito mais que nós, porque choveu pra caramba nessa viagem. Aproveite, a região e a hospitalidade são muito boas!
Renato Cesar Chupil
[11/01/2011 20:33h]
Prezados aventureiros, magnifico relato de viagem. Pretendo, com um grupo de amigos fazer a Triha do Telégrafo a pé. Necessito da opinião de vocês, é possível. Obviamente teremos de levar uma barraca para o trecho mais selvagem, correto? Abraços a todos Renato.
o² expedição
[11/01/2011 21:01h]
Renato, valeu pelo comentário! O trecho da trilha mesmo é curto (8km), não é necessário acampar na metade do caminho. O problema está em chegar nos extremos da trilha (dê uma analisada no mapa e nas outras Georreferências). O ideal seria percorrê-la e voltar por ela, se for de carro até um dos extremos...
Guilherme
[07/09/2011 15:55h]
Senhores, Gostaria de fazer a trilha de moto. Estou pensando em descer as motos antes de entrar na PR405 por Antonina. Dali do trevo que entra para a PR405 até Guaraqueçaba é uma pernada né? Depois de Guaraq. até Ariri será outra, correto? Consigo ir num dia e voltar no outro?
o² expedição
[07/09/2011 21:01h]
Difícil responder, depende da moto. Se for uma pra terra dá tranquilo pra fazer em dois dias. Talvez só fique chato ir e voltar pela trilha. Essa pernada aí que você perguntou dá 93km. Escolhendo uma época sem muita chuva, tá garantido!
Guilherme
[08/09/2011 08:40h]
Estes 93km´s que você me passou são as duas pernadas (do asfalto a Guaraqueçaba e de Guaraqueçaba a Ariri)?. Obrigado.
o² expedição
[08/09/2011 12:01h]
Do inicio da PR405 até Guaraqueçaba. Essa e todas outras medidas você consegue baixando os arquivos logo acima do mapa, ou pelo Google Maps, assim pode se programar melhor.
Alberto H. Molinari
[21/09/2012 12:57h]
Senhores que aventura fantástica! E o relato é outra belezura: excelentes escrita, documentação e bom humor. Parabéns pelo espírito aventureiro e pela aspiração em dividir todas estas informações. Assim fica fácil replicar este roteiro (o que pretendo fazer com os meus filhos).
o² expedição
[21/09/2012 20:33h]
Valeu, Alberto! Obrigado pelos elogios, pelo incentivo, pela paciência (sem comentários!) e por entender a proposta e fazer o melhor uso que se pode fazer do nosso site! =) Certeza de que você e seus filhos(que legal!) não vão se arrepender do roteiro suuuuper(agui)! Abraços!
agnes
[29/01/2016 09:21h]
bom dia, gostaria de saber mais sobre o camping parati selvagem,e a hospitalidade dos proprietarios, visto que foi tecido um comentario interessante relativo ao jantar...Estou querendo ir para la neste carnaval e peguei esta referencia de telefone do satiro em seus relatos grata!
o² expedição
[30/01/2016 12:14h]
Olá Agnes! Já faz algum tempo (em 2008) que nós passamos por lá. Na ocasião o Satiro nos recebeu muito bem e nos convidou para uma "Sirizada". Mãs, como já faz tanto tempo, pode ser que muita coisa já tenha mudado por lá. Se for, nos dê um feedback por e-mail!
Caro leitor, sinta-se livre para comentar sobre esta expedição! Embora o O² não se responsabilize pelo conteúdo dos comentários (vide nossa política de uso), perceba que aqueles julgados inadequados serão enviados ao limbo eterno. Sem volta. Nem pedalando.

o² expedição · cicloturismo | 2003 · 2017 | curitiba · brasil | permitida reprodução desde que citada explicitamente a fonte: odois.org | política de uso | webdesign por lulis

firefox chrome opera ie 8+ CC-BY-4.0