dia 9dia 7

O² Expedição

x1
Saída20/01/2007 09:50hItapoá - Vila da Glória
Chegada20/01/2007 16:00hPontal do Paraná - Ipanema
CustoR$ 5.00Composdu lulis thiago arce
Pedalada93.9 km5h 11'18.1 km/h
ItinerárioVila da Glória - Rod. SFS230 - Av. Visc. do Rio Branco - Guaratuba - BR407 - PR412 - Ipanema

Florianópolis · dia 8

Algumas novidades ainda esperavam o O² nos dois últimos dias de viagem. O objetivo do dia era a B.O.L.A. (Base Operacional Litorânea Aperiódica), vulgo Balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná. Para tanto, percorreríamos novos caminhos ciclísticos. Nem sequer questionando o que viria pela frente, iniciamos o trecho Vila da Glória - Itapoá. Com certeza o período de média mais baixa de toda a viagem, utilizando a relação mais leve de câmbio para tentar superar as patinadas no areal (também conhecido naquela região, embora erroneamente, por "estrada"). Diversões à parte, ainda alongamos o caminho contornando por essa estrada toda a "quina" do continente até o início definitivo de Itapoá.

Surge, então, um novo piso: o asfalto volta reinar. Parece ser um alívio mas, como que por mágica, a estrada volta a ser retalhada pelo barro, digo, pela areia. Engenharicamente com problemas a sequência.

Apesar desta viagem conter apenas dois editores (embora não contenha glúten), segundo o primeiro o terceiro está trancado no quarto depois de ter sido esquatejado e colocado em um cesto pelo quinto. Tudo isso porque a comissão de editores não conseguiu entender e nem explicar esta última frase. Sendo assim, continuarei eu (o sétimo editor) com o oitavo dia antes que isso vire a casa da nona.

Depois de tanta discussão asfáltica e cardinálica, iniciamos os 20km de extensão da praia de Itapoá. Aos que ainda não conhecem, dar uma voltinha pela orla até o final da praia representa uma viagem pra levar barraca (esse foi o caso, mas não exatamente com o objetivo de acampar por lá =).

Na saída de Itapoá encontramos um restaurante de comida típica. Tipicamente de beira de estrada, estilo nóis mesmo! Um almoço um tanto quanto estranho e logo estávamos em Guaratuba. Uma passeio pela beira mar e balsa pro outro lado da baía. Mais algumas dezenas de quilômetros, uma visitinha breve no meio do caminho (coisa do lulis com saldade, digo, saudade da namorada) e, regados de alegria e comemoração, chegamos felizes e secos à B.O.L.A. E falando em bola, em função da operação "Viva o Verão", ao visitar a praia, avistamos aqueles postos onde tem vários esportes sendo quase coordenados. Sobrou tempo para jogar (mal) um voleibol na areia.

Foto²s

Foto² 157
hum.. parece que chove hoje hein, ou será que é muito cedo

Foto² 158
mas que bonito tudo encharcado do lado de fora não?

Foto² 159
oh não, areia fofa! não adianta caminhar no calçadão, é estrada mesmo

Foto² 160
dando uma olhada nos ciclistas testando as marchas mais leves

Foto² 161
que limpo o "negócio" de prender a roda ali no canto né?

Foto² 162
muito areal para um lado e muito areial pelo outro. o mais extenso é claro

Foto² 163
uma linda plantação de cerca na beira da estrada

Foto² 164
mas que empenho do lulis em passar todo mundo pra bater essa foto!

Foto² 165
o arce não está admirando a comunidade, é uma prova de triathlon

Foto² 166
agora é um chiclete de hortelã com um outro, tipo bolinha, sabor cereja

Foto² 167
mas não é já conhecida e antiga subida ao ferry de Guaratuba?

Foto² 168
date stamp? foto do thiago é óbvio, até porque pro fotográfo oficial aparecer só assim

Foto² 169
lulis com o troféu ao lado dos oil's mens

Foto² 170
e chega ao fim o penúltimo dia da viagem, com um pôr de sol na conhecida Ipanema

Foto² 171
o horizonte é o mesmo da outra foto, interessante não?

· essa expedição não acabou ·

Terminou a viagem por hoje?
Não deixe amanhã de lado: dia 9

Caro leitor, sinta-se livre para comentar sobre esta expedição! Embora o O² não se responsabilize pelo conteúdo dos comentários (vide nossa política de uso), perceba que aqueles julgados inadequados serão enviados ao limbo eterno. Sem volta. Nem pedalando.

o² expedição · cicloturismo | 2003 · 2017 | curitiba · brasil | permitida reprodução desde que citada explicitamente a fonte: odois.org | política de uso | webdesign por lulis

firefox chrome opera ie 8+ CC-BY-4.0