dia 1

O² Expedição

Teoria Opcional

De acordo com estudos calcados no levantamento de dados das viagens realizadas, o departamento estatístico do O² divulga aqui a Teoria Opcional (já que a prática é obrigatória, cicloturisticamente falando).

Reza a comprobabilística que a combinação e permuta aleatória de componentes na formação de conjuntos gera uma repetição de padrões involuntária - ou não. Os dados revelam que as viagens estão seguindo o padrão básico de componentes "Lulis, Dú e mais um opcional". Em teoria, isso é o nÓs² Expedição!

x0
Saída07/09/2005 08:00hCuritiba - Tarumã
Chegada10/09/2005 17:30hCuritiba - Centro
CustoR$ 20.00Compos+du lulis thiago vaina vina
Pedalada312.3 km19h 28'16.0 km/h
ItinerárioDia 1: Curitiba - Sta. Felicidade - PR090 - Campo Magro - Bateias - Pq. Nacional do Açungui - PR513 - Passo do Pupo - Cachoeira da Mariquinha
Dia 2: Cachoeira da Mariquinha - Passo do Pupo - PR513 - RMs - Reserva Natural Buraco do Padre
Dia 3: Buraco do Padre - PR513 - Capão da Onça - RMs - Estrada para Alagados - Cânion do Rio São Jorge
Dia 4: Cânion do Rio São Jorge - Estrada para Alagados - Ponta Grossa - BR376 - S.L.Purunã - BR277 - Curitiba

Ponta Grossa

O que fazer quando temos apenas projetos de 7 ou 3 dias, sendo que o feriado é de 5? Estávamos em dúvida entre encurtar a proposta do Superagüi ou a de Prudentópolis. E, lógico, optamos por: Alongar a de Ponta Grossa!!!

A idéia inicial era visitar o "Buraco do Padre" e retornar pra Curitiba, totalizando 3 dias. Através de algumas pesquisas turísticas, descobrimos mais 3 atrativos empolgantes para serem visitados de modo que a viagem durasse 4 dias. Eles são: Cachoeira da Mariquinha (rendeu tantas piadas quanto buraco do padre), Capão da Onça e Cânion do Rio São Jorge.

A reunião que antecedeu o projeto não foi a das mais animadoras. Dos seis componentes, dois estão inválidos (Bruno e Cheps sem bicicleta), outro se invalidou (Arce) e sobrou, como sempre, o Lulis, o Dú e desta vez o opcional Thi. Não há como deixar de comentar dos agregados que participaram da viagem: Vina, Vina e Gaúcho (sim, são dois vinas). NÃO, eles não foram de bike: acamparam conosco na primeira noite, visitaram o buraco e se foram de carro...

Enfim, depois de tantos projetos serranos, estava na hora de explorar as "Escarpas e Formações Rochosas" dos Campos Gerais. Se bem que, considerando o número de subidas e descidas relevantes, tudo acabou por ficar com uma grande cara Serra.

Conheça mais detalhes dos atrativos desta viagem: Cachoeira da Mariquinha e Buraco do Padre no segundo dia; Capão da Onça e Cânion do Rio São Jorge no terceiro dia.

texto por Du.

Expedição publicada em 13/12/2005

Arquivo GPX Arquivo KML Mapa Dinâmico
Caro leitor, tenha cautela ao utilizar as georreferências, você é o único responsável pelo uso que faz das informações disponibilizadas pelo odois.org. Saiba mais.
Georreferências

Fernanda
[13/11/2013 23:23h]
Olá, vc pode informar se o camping da Mariquinha tem quiosques e banheiros com chuveiro quente? Obrigada
o² expedição
[17/11/2013 13:49h]
Fernanda, a estrutura lá é bem simples e focada na visitação da cachoeira. Não há quiosques, apenas gramado para camping. Há alguns banheiros precários e apenas uma ducha quente. Acampamento lá é pra ser mais selvagem, com banho de cachoeira ;)
caius marcellus
[19/01/2014 14:45h]
Boa tarde. Faz um bom tempo que estou atrás de informações sobre esse "Morro do Gambá". Qual é o acesso para lá?
o² expedição
[21/01/2014 20:21h]
Caius, infelizmente a única coisa que sabemos - porque alguém nos alertou - é o nome do Morro.
caius marcellus
[27/01/2014 11:35h]
Bom dia. Volto aqui para relatar que consegui chegar ao "Morro do Gambá". O nome verdadeiro é Morro das Endoenças, e fica localizado na propriedade da Família Valente, na Estrada das Endoenças. A entrada não é permitida pelos proprietários que, aliás, são pessoas incríveis. :)
o² expedição
[28/01/2014 20:20h]
Valeu pelo update Caius! Esses morros e suas várias denominações... Que bom que pelo menos descobriu que é proibido de uma forma simpática.
Caro leitor, sinta-se livre para comentar sobre esta expedição! Embora o O² não se responsabilize pelo conteúdo dos comentários (vide nossa política de uso), perceba que aqueles julgados inadequados serão enviados ao limbo eterno. Sem volta. Nem pedalando.

o² expedição · cicloturismo | 2003 · 2017 | curitiba · brasil | permitida reprodução desde que citada explicitamente a fonte: odois.org | política de uso | webdesign por lulis

firefox chrome opera ie 8+ CC-BY-4.0