dia 1

O² Expedição

A Rota da Cachoeiras

Administrada pela Associação de Preservação e Ecoturismo Rota das Cachoeiras (APERC), a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Emílio F. Battistella abriga um maravilhoso complexo de 14 quedas d'água formadas pelo Rio Novo, entre elas o monumental Salto Grande com cerca de 125m de altura.

A sede da reserva conta com boa infraestrutura para visitação: centro de informações (47 3375-2232), sanitários e estabelecimentos para alimentação. Dela partem duas trilhas de acesso às cachoeiras - ambas em bom estado de conservação, principalmente nas áreas próximas aos saltos. A primeira, trilha passa-águas, tem 2,9km de extensão e possibilita a visão de todas as cachoeiras do complexo. A trilha do araçá (2,5km), normalmente utilizada para o retorno, oferece acesso direto ao Salto Grande.

Os ingressos podem ser adquiridos na entrada da reserva ou nos estabelecimentos da região - na data desta viagem custavam R$ 5,00 por pessoa.

x2
Saída21/04/2005 07:00hCuritiba - Tarumã
Chegada23/04/2005 23:30hCuritiba - Tarumã
CustoR$ 10.00Composdu lulis bruno
Pedalada375.8 km21h 06'17.8 km/h
Caminhada5.4 km4h 20'1.2 km/h
Total381.2 km25h 26'15.0 km/h
ItinerárioDia 1: Curitiba - BR116 - Mandirituba - PR419 - Agudos do Sul - PR281 - PR420 - Fragosos - SC301 - São Bento do Sul - BR280 - RMs - Corupá
Dia 2: Corupá (RMs)
Dia 3: Corupá - BR280 - Jaraguá do Sul - Guaramirim - BR101 - Joinville - Garuva - BR376 - Curitiba

Corupá

Nem deu tempo de descansar do Pico Paraná (e como cansou!) e já apareceu o feriado de Tiradentes, assim, de repente. Pessoas sensatas aproveitam feriados para repousar, certo? Certo, certo... Mas como o O² não faz muito uso do bom senso nós desentocamos um projetinho da gaveta, socamos um pouco para caber no feriado e - a-há! - lá vamos nós para Corupá!

Coruquê? Corupá - uma cidade privilegiada pela natureza, berço de diversas cachoeiras formadas pelos rios que desaguam do alto da serra do mar catarinense. Entre as inúmeras atrações da região destaca-se o complexo de quedas conhecido como Rota das Cachoeiras, uma série de 14 cachoeiras distribuídas ao longo da Reserva Natural Battistella, objetivo dessa nossa viagem.

Sem muita noção (novidade...) das estradas e do relevo que enfrentaríamos, animados pelo trajeto inédito e pela primeira estadia em Santa Catarina, partimos para enfrentar três dias que prometiam... E cumpriram! Não cansamos de admirar as belas cachoeiras, todas preciosidades da natureza, merecedoras de especial atenção. E não cansamos de pedalar! Tudo bem, mentira, cansamos sim... Principalmente na volta - também pudera, nunca pedalamos tanto em um só dia! Veja tudo no detalhamento diário :)

apelido de umbigo por Bruno, história por Du e fotos por Lulis.

Expedição publicada em 18/08/2005

Arquivo GPX Arquivo KML Mapa Dinâmico
Caro leitor, tenha cautela ao utilizar as georreferências, você é o único responsável pelo uso que faz das informações disponibilizadas pelo odois.org. Saiba mais.
Georreferências

Caro leitor, sinta-se livre para comentar sobre esta expedição! Embora o O² não se responsabilize pelo conteúdo dos comentários (vide nossa política de uso), perceba que aqueles julgados inadequados serão enviados ao limbo eterno. Sem volta. Nem pedalando.

o² expedição · cicloturismo | 2003 · 2017 | curitiba · brasil | permitida reprodução desde que citada explicitamente a fonte: odois.org | política de uso | webdesign por lulis

firefox chrome opera ie 8+ CC-BY-4.0