Reservatório do Carvalho

4 ago 2013 1 dia 79 km

Tem pedal em que você convida a cidade inteira, mas custa conseguir meia-dúzia de rodas confirmadas. Tem outros em que nem você sabe se vai, mas na hora aparecem dezenas de capacetes pra cima e pra baixo, levando os respectivos ciclistas pra passear. Esse, algébrico leitor, foi um destes pedais de múltiplos capacetes.

Desmistificando os até-anos-atrás invisitáveis reservatórios históricos do carvalho e carvalhinho, a grande trupe (odois, twoway e agregados) foi guiada pelo Mildão para um incursão de acesso garantido. Não por mal, mas antigamente o acesso era restrito a funcionários da Sanepar. Hoje tem até atendimento dedicado ao turista - ligue djá!

Verifique com antecedência se os reservatórios estarão abertos à visitação: (41) 3673-3310 (CEAM).

Em uma visita de final de semana é possível molhar os pés na represa do caiguava (essa, ativa!), conhecer a aldeia indígena e passear pelas antigas represas que um dia serviram a então infante capital paranaense. No melhor estilo caminho do itupava, ainda se pode curtir algumas tantas opções de trilhas por ali.

#
Reservatórios Carvalho e Carvalhinho
Estes foram os principais reservatórios de água para abastecimento de Curitiba até meados do século 20. Encontram-se próximos, na encosta ocidental da Serra do Marumbi, município de Piraquara. Na sede observam-se vestígios das construções locais, assim como de reservatórios menores como a Caixa do Salto. Dali é possível chegar a pé na margem da Represa do Caiguava, um dos principais reservatórios ativos da grande Curitiba.
A visitação é permitida em alguns finais de semana, informe-se com o CEAM: (41)3673-3310

Acesso: É o mesmo do canal. Ok, vamos repetir. A partir da BR277 (sentido Litoral), saindo de Curitiba, faça o retorno pouco antes do pedágio (SAU 3). Tome o primeiro acesso de terra à direita e siga as placas indicativas.

Isso nos dias passados, atemporal leitor - hoje nada se pode garantir. Ligue antes de ir e evite perder a viagem.

"A visitação só é liberada para as Represas Carvalho (maior), Carvalinho (logo acima) e Caixa do Salto (uma pernadinha raṕida). Para chegar ao Ipiranga e Ipiranguinha (bem mais pra cima pela serra), só com autorização prévia."

Estudioso Mildão (2013)

Para bom entendedor, meia visita à Piraquara basta para tropeçar no pastel do Morro do Canal. E para lá se foram os capacetes ávidos por renovar energias e carimbar o cartão fidelidade. Ô Mildade à parte, um belíssimo ensaio represado pelo nosso gastronômico Mildão. Quem não conhece que atire o primeiro prato.

ATRATIVOS curitiba, são josé dos pinhais, piraquara, colônia santa maria, reservatórios, sítio do canal

Mapa & Tracks

Outros Relatos #

Mildos

Two Way

Expediente #

Texto e comentários por du e lulis, fotos por lulis, roteiro moisés por Mildo.

Pedalado por du, lulis, thiago, cheps, gassner, luis2w, geraldo, mildo, odile, paulão2w, pedro2w, salvati, amigo-do-gassner-que-nao-eh-o-renatao.

Publicado em 9 abr 2015.