Observatório CEP

12 ago 2012 1 dia 52 km

Existiria algo se não houvesse alguém para observar? Quanto do objeto é fruto do observador? Mais que paradigmas filosóficos, caro leitor, são perguntas profundamente existenciais que permeiam até mesmo a física moderna. O azul da camiseta do Du na foto 4 é um para você, prismático leitor, e outro para o Lulis (imagine para o Thi, que é daltônico e estava de costas). Qual é a cor real da camiseta? Existe uma cor real? O exemplo é bobo (o exemplo, o Du não é bobo nem nada), mas dá a ideia. Antes de passar ao próximo parágrafo faça uma pausa, socrático leitor, e pense um pouco a respeito.

Não parou, não é, airtonsênico leitor? Vieste direto pra cá, não foi? Confesse, não tenha vergonha, essa é nossa condição atual. Não há tempo a perder. Na velocidade da luz, na ansiedade das novas, na hiperconectividade onipresente e na instaneidade que começou no nescafé e não tem limites para terminar, não sabemos mais observar o tempo. E assim, como quem quase não tem observador, parece que o tempo quase não existe mais.

#
Observatório do CEP
A 20 km de Curitiba, em Campo Magro, encontra-se instalado o Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná (OACEP). Inaugurado em 24 de novembro de 1994, o observatório consiste num prédio em forma de tronco de pirâmide, com capacidade para 62 espectadores. Seu planetário conta com uma cúpula de 6m de diâmetro para projeções do céu em qualquer época e local do globo terrestre.
O observatório está assentado no topo de uma colina a 1.062 m de altitude (133 m acima de Curitiba). Além de uma boa observação do firmamento, do observatório é possível avistar Araucária, Campo Largo, Almirante Tamandaré, Curitiba e a Serra do Mar.

Fonte: Colégio Estadual do Paraná - OACEP.

Este pode ter sido apenas mais um pedal normal (ou dois). Talvez um ponto alto, uma bela vista de um ponto de vista observatório do universo. Ou só mais uma cruzada por um pastel (ou dois). Mas para a imensa maioria, para a grande massa (ah, a grande massa! de gente mesmo, não de pastel), esse passeio não foi nada, seleto leitor. Sequer vão ficar sabendo (de verdade, não encontrarão o texto, não lerão). Mas para nós (odois), foi mais um grande exercício. Físico, claro, claro, também. Mas principalmente um exercício de observação e auto-observação, como só o universo dos pedais costuma propiciar aos seus adeptos. Foi um grande exercício do Lulis, também, que esteve meio parado e ainda estava sob observação. Mas não importa, isso aqui nem é um texto - é só uma observação. E hoje, fibrótico leitor, quase ninguém tem tempo para observações.

  • Editor I: Por acaso esse roteiro não tá muito parecido com campo novo?
  • Editor II: Lulis, sua bichona, não está, não.
ATRATIVOS curitiba, almirante tamandaré, lamenha pequena, observatório cep, juruqui, campo novo

Mapa & Tracks

Expediente #

Fotos e observações por lulis, programação e roteiro em python por du.

Pedalado por du, lulis, thiago.

Publicado em 13 set 2013.