Anhangava

21 jan 2012 1 dia 67 km

Não é todo dia que esses cinco aparecem juntos. A ocasião era especial: o Heil (lê-se ohio, só-que-em-inglês) estava prestes a ascender (literalmente) na escala expedicionária, alcançando posições, pedras, ventos e vegetações nunca dantes galgados. Já a missão dos outros quatro não era simples: levar o senhor às alturas!

A pedida era perfeita, o morro do Anhangava é um ótimo local para quem está começando a "escalaminhar". Desde que não se vá até lá de bicicleta, pegue o caminho errado, suba um pedaço pedalando, desça, suba de volta (...) e volte pedalando. Nesse pique o velhinho ficou pregado - pormaisque a peça tenha sido pregada mesmo por quem fez esse roteiro (hã?).

As nuvens, prontas a pregar água, fizeram a gentileza de se conter durante os passos no rumo e desrumo do cume. A excelente paisagem e os hilariantes discursos reinaram no alto da montanha. Mr Heil fora estreado, devidamente debutado - e um pouco queimado, também - no ciclomontanhismo.

#
Morro do Anhangava
Localizado em Quatro Barras, vizinho de Curitiba, o Anhangava é um dos morros mais visitados da Serra do Mar paranaense. Embora seja pequena a dificuldade para atingir os 1.420 metros do cume, caminhada estimada em 2h, alguns trechos de grampos (escadas em paredes) e de ascensão na rocha em plano inclinado garantem o tom da aventura. Mirantes intermediários e no cume oferecem uma boa vista para o Conjunto Marumbi, Serra da Farinha Seca, Serra do Ibitirati e represas de Piraquara.
O nome Anhangava, de origem tupi-guarani, significa "morada do diabo espírito mau", denominação atribuída pelos índios dado o frequente acúmulo de nuvens ocultando o cume do morro. O local é famoso pelas saídas de vôo livre próximas ao cume, por ser um grande parque/escola de escalada no Paraná e pelas controversas missas realizadas no cume no dia do trabalhador.

Acessos:
A: Partindo do centro de Quatro Barras, seguir para a localidade de Borda do Campo. A via principal (Rua das Pedreiras / Izahir Lago) leva até o Trailer do IAP, de onde parte a trilha.
B: Também de Quatro Barras, tomar a direção de Borda do Campo até surgirem placas indicando "Campo da Asa Delta". Seguir as indicações para acessar a "trilha da Asa Delta", que oferece menos dificuldade para acessar o cume.
C: Num acesso de C-gurança lembramos que em caminhadas na montanha é sempre recomendado ir acompanhado de alguém que conheça o local. No caso específico do Anhnagava existem muitos entroncamentos que podem causar dúvidas e problemas.

Passado o ápice, surge para ser decidido no meio da descida um questionamento típico de momentos alfa, normalmente creditados ao Thiago em anos bissextos:

  • O que o Giba foi fazer no banco? E o tomate?

Com estas e outras discussões teosóficas no ar caminhamos talvez o dobro do necessário. Não por culpa do tomate ou do Giba, mas porque o du elaborou um roteiro costurando na linha da tesourinha. Nem nosso chefe escoteiro da meia-idade-e-meia conseguiu botar ordem no coreto.

Caminhados, debutados e cansados paramos para ver a passagem da chuva, já em Quatro Barras. Companheira, ela resolveu parar por ali também e ficou um bom tempo conosco. Finda a água, d'ali pra'diante só restava a alegria de ter participado desse batismo que, certamente, foi de ficar pregado no dia seguinte - não foi, senhor?

ATRATIVOS curitiba, quatro barras, borda do campo, anhangava

Mapa & Tracks

Expediente #

Texto e comentários por du e lulis, fotos por lulis, roteiro por du, debut por mr. heil.

Pedalado por du, lulis, thiago, arce, heil.

Publicado em 8 nov 2012.