Roça Nova

20 abr 2008 1 dia 54 km

Este sim foi um projeto que levou anos (literalmente) para ser executado. Já ouvíamos falar do túnel abandonado de Roça Nova desde muito tempo, praticamente desde quando ainda estava em funcionamento (tá, tudo bem, isso foi um pouco exagerado - principalmente se você já leu a coluna ao lado e sabe que o túnel foi desativado em 1969 - mas exagerar faz parte da arte de contar histórias, não faz? ah, não faz, não? como não? é certo que faz, sim! e faz e ponto. oras).

#
Os túneis de Roça Nova
É na região de Roça Nova, no município de Piraquara, que está localizado o mais extenso (~450m), mais alto (~930m altitude), e único túnel em linha reta da ferrovia Paranaguá - Curitiba. Ao lado desse está o antigo túnel de Roça Nova, desativado em 1969 em função do aumento de tamanho dos vagões de carga e das locomotivas. Do outro lado não existem mais vilas e nenhuma moradia no sentido litoral, sendo toda área protegida (APA da Serra do Mar). Não é possível circular com qualquer veículo motorizado que não seja o trem após esse local.

Acesso: Continua tão difícil o quanto está descrito na história. Pelas grandes dificuldade encontradas por nós, recomendamos perguntar no centro de Piraquara sobre o acesso a Roça Nova - ou seguir nosso mapa.

Demoramos, sim, mas o problema não era o local, era o "como-fazer-pra-chegar-lá" mesmo. A localidade de roça nova é a última região habitada antes da Serra do Mar - a materialização do tão almejado pé-de-serra na sua tradução mais pura (ao menos do lado-de-cá-da-serra). Como dependíamos das inexistentes fotos aéreas do GoEth para identificar o local, sempre ficávamos na mão (ou nas bordas, pelo menos). Mas nada que um pouco de experiência (o dú trabalhava no trem turístico e passava por lá todo dia) e um GPS não contornassem (aliás, nada que não contornássemos mesmo: alguns erros de projeto mapeado por estradas particulares nos obrigaram a fazer uns bons contornos!).

E sendo esse o túnel mais extenso da ferrovia, nada mais propício do que atravessá-lo!

Nota de pluralidade do segundo editor em surto
São túneis, túneis. Dois. Dois túneis. O primeiro, atualmente propriedade privada, está desativado e só possui musgo e barro dentro. E conhecê-lo dá um baita medo - afinal, não é possível ver uma luz no fim do túnel já que ele é em curva... O segundo, ativo, embora praticamente paralelo, é inteiro em linha reta (meio que geometricamente complexa e improvável essa afirmação, não?).

Para dar uma variada, atravessamos pelo túnel abandonado e voltamos pelo novo. Nada daquelas histórias mirabolantes de trem vindo e a gente morrendo de medo, se jogar no chão e etc... Não, não. Simplesmente passamos. Tá, com medo, obviamente, mas passamos.

Seguimos para uma pedreira gigante que fica em cima do túnel (e fica lá em cima, mesmo) (fica sim, não sai de lá, não) (tá, até sai, mas é aos pouquinhos, né? pedrinha por pedrinha). O local é, como dizer... gigante? Gigantemente gigante? É. Gigante e molhado pra caramba também. Mas quando chegamos lá começou a chover forte e todo e qualquer ânimo de escalada e exploração foi sucumbido (maloca abandonada, pra que te quero!). Se bem que, se você viu o vídeo, deves ter percebido que ainda deu tempo para brincar por lá...

Passada a chuva, retornando por outro caminho para o centro, ainda tivemos a oportunidade de nos perder. Ê, dependência de GoEth!

Nota de Contribuição
"...Estão construindo um muro pra isolar o antigo túnel. Além de separar a área, fecharam a entrada e a saída do túnel velho. A parte boa é que estão restaurando a estação ferroviária próxima dos túneis...", "...a antiga estação vai se tornar um café colonial e o túnel desativado será uma adega ou uma espécie de museu..." - nota por Luciano Cequinel
ATRATIVOS curitiba, piraquara, roça nova

Mapa & Tracks

Vídeo

Expediente #

Texto por Dú, comentários e vídeo avesso por Lulis.

Pedalado por du, lulis, thiago, arce.

Publicado em 9 abr 2009.