Recanto dos Papagaios

30 mar 2008 1 dia 119 km

Desrespeitando mais uma vez a A Lenda dos Paraquéns, thiago optou por comemorar o seu aniversário pedalando. Na realidade a comemoração é realizada com os participantes parados mesmo, mas a data em que ele computa o número de dias divisíveis por 365 sem resto e nem número quebrado é celebrada com uma volta de bicicleta.

Nesta comemoração o destino do odois foi, finalmente, o Recanto dos Papagaios - este que, por sinal, também renderia uma lenda. Isso é dito em função dos diversos gráficos e índices incompreensíveis fornecidos pelo nosso servidor (ele é público, mas trabalha direitinho), pois a expressão “recanto dos papagaios” é uma das mais referidas nas buscas das que apontam para o nosso site. Por isso mesmo já era hora de fazer um publicação exclusiva sobre uma das praias de centro de estado mais cogitadas do Paraná.

#
O Recanto dos Papagaios
O Recanto Monteiro Tourinho, mais conhecido por Recanto dos Papagaios, foi construído e inaugurado em 1969. Está instalado em uma área de aproximadamente 15.000 m², às margens da Rodovia BR 277, na divisa entre os municípios de Palmeira e Balsa Nova. Possui área arborizada e gramada, com churrasqueiras, quiosques, bar, vestiários e sanitários. Conta com play-ground e piscina natural, esta represada pelas águas do rio dos Papagaios, local adequado para banhos.

Fonte: wikimapia.

Nesta ocasião o arce nos acompanhava de speed (não teria passado pela vistoria, se houvesse uma). Pela perspectiva de clima e de barro, abandonou-nos na altura do pedágio. Fomos ligeiramente desprezados por um cachorro vira-latas nesse momento (veja o videoodois ao lado, cachorrada!).

Para sorte nossa e azar do Arce, na chegada ao recanto o tempo melhorou um pouco (parou de chover) e o local estava bem deserto. Nos finais de semana costuma ser impossível passar por ali, é quase uma Matinhos de 1º de janeiro.

O que nem todos veranistas dali sabem é que um pouco mais a frente do recanto existem trilhas e outras piscinas naturais muito boas e menos agitadas. Seguimos, obviamente, de bicicleta. Percorrendo rapidamente, e depois não-tão-rapidamente chegamos a uma queda d'água que foi o espaço decidido para “a festa”.

Nota de atualização velácea
No aniversário anterior do thiago nós pecamos pela falta de um piro-artefato, o que fez com que o dú tivesse que fazer a simulação de uma vela, conforme: descida do cristo. Desta vez tivemos uma idéia muito melhor, usar uma caixa inteira de fósforos. Foi ÓTIMO, depois que o thiago apagou as velas, o suposto “bolo” ficou com gosto de pólvora, bem como tudo (e comemos mesmo) que estava por perto.

Curiosamente, perto de nós, um grupo de formigas estava trabalhando (ao menos elas né?), carregando uns postes (comparação mediana) por cima de uma laje. Estes pequenos seres (odois e 4migas) serviram para que perdêssemos mais uma meia hora testando as várias possibilidades de mudar a logística do trabalho delas (como por exemplo, criando a “montanha avassaladora” onde elas patinavam bastante antes de atravessar) Se você não viu o vídeo, digo, documentário animal ao lado, agora é uma boa hora.

Volta pelo mesmo caminho, nem pensar. Sem passar pelo recanto, subímos para rodovia por outra trilha e ainda encontramos uma marca geodésica dando sopa. Não, ela não trabalha em nenhum programa social da prefeitura de noite, era apenas um pedaço de metal que indica alguma coisa com certeza importante no melhor estilo nós-ainda-não-sabemos-bem-do-que-se-trata.

O retorno contou com muito, mas muito vento contra. Tanto vento, mas tanto vento que chegamos a comentar: quem mandou perturbar o caminho das formigas? Agora deve ter um batalhão de batalhões de formigas no pedágio soprando contra nós! (nesta hora entra Deus e dá uma risadinha sarcástica: na mesma moeda, aqui se faz e se paga...). Tiras ao vento!

ATRATIVOS curitiba, balsa nova, s. luiz do purunã, recanto dos papagaios

Mapa & Tracks

Vídeo

Expediente #

Texto por Dú, alguns anos por Thiago, revisão por Lulis (do texto, não da bicicleta).

Pedalado por du, lulis, thiago, arce.

Publicado em 27 mar 2009.